Mais mudanças em 2024?
Coluna foi publicada no domingo (19)
Corre nos bastidores do governo estadual a especulação de que a mudança no comando da secretaria de Turismo, com previsão de saída Weverson Meireles e entrada de Philipe Lemos, seria apenas a primeira de outras que estariam por vir em 2024.
Segundo interlocutores, o movimento envolveria um diálogo com o Podemos para que um dos deputados federais do partido assumisse uma pasta a ser definida, o que poderia significar também uma troca na secretaria de Segurança Pública, já que o atual secretário, Coronel Alexandre Ramalho, é o 1º suplente do Podemos na Câmara e poderia assumir o posto em Brasília.
O Podemos tem, hoje, dois deputados federais: o presidente estadual do partido Gilson Daniel e o ex-vice-prefeito de Vila Velha Victor Linhalis. Segundo interlocutores, Linhalis seria o favorito devido às ocupações de Gilson Daniel com a montagem de chapa para as eleições do ano que vem.
Ramalho à disposição
Ramalho disse não ter conhecimento da suposta articulação. “Nunca trataram isso comigo. Mas sou o primeiro suplente e estou à disposição, caso isso aconteça”. Cabe lembrar que o secretário também é cotado a disputar a Prefeitura de Vitória. Linhalis também afirmou nunca ter conversado com o governo sobre o assunto. Já Gilson não se manifestou.
Estratégia
A mudança no Turismo, aliás, gerou surpresas porque Meirelles era muito bem avaliado.
Na prática, a mudança é estratégica: Meirelles é presidente estadual do PDT e ficará livre para prepará-lo para as eleições municipais. E também blinda Lemos de eventuais ataques de adversários de Sérgio Vidigal na Serra.
Reunião com Todes
O vereador Davi Esmael (PSD) publicou foto com vários achocolatados da marca Toddynho para satirizar o uso da linguagem neutra. “Última reunião da semana com Todes, planejando as tarefas da próxima semana e pensando como acabar com essa invenção de moda que é a linguagem neutra”.
Reuniões
A Comissão de Proteção e Bem-Estar dos Animais da Assembleia Legislativa fará várias reuniões, na Grande Vitória e interior nesta semana.
Na pauta estão assuntos como a abordagem médico-veterinária para animais resgatados, controle populacional e a esporotricose – uma zoonose que é causada por fungos encontrados no solo e provoca lesões na pele e é que transmitida aos seres humanos por arraduras de cães e gatos.
Encontro divide opiniões entre vereadores
O encontro promovido pela Câmara dos Vereadores do Espírito Santo (Ascamves) na última quinta-feira (16) teve como anfitrião o governador Renato Casagrande (PSB), o que dividiu opiniões entre os vereadores de direita de alguns municípios. Em Vitória, por exemplo, Leonardo Monjardim (Patriota) e Duda Brasil (União) estiveram presentes. Já Luiz Emanuel (Republicanos) e Davi Esmael (PSD) recusaram o convite.
Galeria
Criticou
Ainda sobre o evento da última quinta-feira (16), a vereadora Karla Coser (PT) esteve presente e fez uma crítica ao evento. “Mulheres ainda são apenas 15% das câmaras de vereadores, e nenhuma vereadora foi convidada para falar no evento. Falha grave da organização”, afirmou.
Selo ouro
A Assembleia Legislativa conquistou, pela primeira vez, o Selo Ouro na avaliação dos portais de transparência da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). A informação foi divulgada na última quarta-feira (15) pelo presidente da Casa, Marcelo Santos (Podemos).
Autorizado
O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, autorizou obra de serviço para a reforma do estádio Joaquim Alves de Souza, visando receber os jogos do Real Noroeste, clube que tem 80% de sua torcida no município. As obras terão início na segunda-feira (20) e devem terminar no dia 10 de janeiro.