Terra treme 12 vezes em Pernambuco em menos de 24 horas
Tremores de terra foram detectados em cidades do agreste pernambucano pelo laboratório sismológico da UFRN
Escute essa reportagem

A terra tremeu 12 vezes na região do Agreste pernambucano nas últimas 24 horas. Os registros foram feitos pelas estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na região do município de São Caetano, distante cerca de 150 km do Recife.
Somente nesta quinta-feira (26) já foram registrados dois abalos sísmicos. O registro mais recente se deu às 06h52 UTC (3h52 no horário de Brasília), com magnitude preliminar calculada em 1.7 mR. A escala Richter usada nessas medições varia de 1 a 10, sendo que a diferença entre um ponto e outro é de 10 vezes a sua magnitude.
O evento sísmico anterior divulgado pelo LabSis/UFRN no município ocorreu também nesta quinta-feira (26), às 01h18 UTC, com magnitude preliminar de 2.7 mR. Segundo divulgação da UFRN este tremor foi sentido pela população local e em municípios vizinhos, como Caruaru e Cachoerinha.
DIFERENÇA ENTRE ABALO SÍSMICO E TERREMOTO
Abalo sísmico e terremoto são termos usados para descrever vibrações da superfície de um terreno. Essas vibrações tem origem no interior da crosta terrestre, com causas muito diversas como movimentos de placas tectônicas, explosões ou erupções vulcânicas. A profundidade que essas vibrações acontecem também é muito variável.
Os abalos sísmicos são geralmente bem menos intensos que os terremotos, que liberam cargas de energia muito maior. A região do Agreste pernambucano é propícia a esses fenômenos.
O Laboratório Sismológico da UFRN divulgou nota onde diz que "segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica que ocorra no estado de Pernambuco e em toda região Nordeste do país".
Comentários