Bio Scan é referência em tomografia cardíaca no Estado
Clínica conta com equipamento de última geração para realizar tomografias computadorizadas e exames de imagem
Escute essa reportagem

Um dos métodos mais avançados e precisos no diagnóstico de problemas cardiovasculares, a angiotomografia é um exame de imagem moderno, capaz de obter imagens detalhadas de vasos sanguíneos e mapear toda estrutura coronariana, através de recursos de tomografia computadorizada. Eficaz e preciso, o exame é realizado por um equipamento de última geração que possibilita, inclusive, a análise de órgãos em movimento, como é o caso do coração.
A clínica Bio Scan, referência no diagnóstico de imagem no Espírito Santo, é uma das poucas clínicas do Estado a contar com um equipamento moderno para realização da angiotomografia computadorizada e outros exames de imagem voltados para o diagnóstico de problemas cardíacos.
Trata-se do aparelho de tomografia Aquilion Prime SP, da Canon Medical, que faz exames com e sem contraste e usa tecnologia avançada aliada a recursos de inteligência artificial para realização de tomografias computadorizadas de altíssima qualidade e com baixo índice de radiação, garantindo mais proteção aos pacientes.
“Por meio deste equipamento, conseguimos realizar uma série de exames detalhados de tomografia, entre eles, a angiotomografia coronária, um dos exames mais importantes quando o assunto é diagnóstico cardiovascular”, afirma a cardiologista, especialista em imagem na Bio Scan, Ariane Pacheco.
A especialista explica que o exame permite realizar um mapeamento minucioso das artérias coronarianas e possibilita analisar detalhes importantes do coração, como possíveis obstruções das artérias, dilatações de vasos sanguíneos, entre outras complicações associadas ao sistema cardiovascular.
“A angiotomografia nos entrega imagens com alta qualidade onde é possível determinar, por exemplo, o grau de obstrução das artérias, além de avaliar outras estruturas cardíacas, identificar alterações congênitas, entre outros diagnósticos que vão direcionar o tratamento adequado e preciso para cada paciente”, explica.
Segundo Ariane, o exame é rápido, preciso, seguro e não invasivo. “Através da angiotomografia de coronárias conseguimos avaliar as artérias do coração para prever o risco de um futuro infarto do miocárdio ou mesmo identificar a causa de problemas cardíacos”, garante.
A médica explica, ainda, que o exame pode ser empregado em casos de emergências, pois possibilita uma avaliação detalhada do paciente em poucos minutos. “Entre os diferenciais da angiotomografia computadorizada está a agilidade, a precisão e a riqueza de detalhes importantes que são entregues por meio de imagens de altíssima qualidade”, diz.
Ressonância magnética no diagnóstico de miocardite

A pandemia de covid-19 trouxe grande visibilidade para a miocardite, doença que causa a inflamação do miocárdio – o músculo que viabiliza a contração do coração no bombeamento do sangue para o restante do corpo. Com a atenção do mundo todo voltada para as ocorrências da complicação cardíaca, aumentou também a busca por um diagnóstico cada vez mais preciso e eficaz, sobretudo para os casos graves da doença.
Segundo a cardiologista Ariane Pacheco, especialista em imagem na Bio Scan, é neste contexto que se destaca a ressonância magnética como uma grande aliada no diagnóstico da miocardite e outras cardiopatias.
“Através da ressonância magnética é possível ver, claramente, se o músculo que envolve o coração está ativo e avaliar, também, a função dos ventrículos, identificando como o coração está batendo e se contraindo ao bombear o sangue para o restante do corpo”, explica.
A especialista destaca que, com os avanços tecnológicos, o exame de ressonância magnética tornou-se mais confortável e rápido, sendo, hoje, um dos métodos mais eficazes no diagnóstico de miocardite.
“Trata-se de um exame rápido, seguro e eficaz na avaliação da anatomia cardíaca, perfusão miocárdica, análise e quantificação das áreas de edema ou cicatriz no músculo cardíaco, o que auxilia o médico na indicação do melhor tratamento para o paciente”, explica.
A médica lembra que a ressonância magnética não é a única forma de diagnóstico de miocardite, mas é a mais precisa para analisar a funcionalidade e a saúde do miocárdio, de maneira não invasiva. Além disso, a especialista destaca que a ressonância magnética é segura e não requer uso de contraste.
Diagnóstico de imagem seguro para crianças

Com capacidade para atender os mais diversos biotipos de pacientes, a médica ressalta que o aparelho de tomografia Aquilion Prime SP é indicado, inclusive, para o diagnóstico de cardiopatias em crianças e até mesmo bebês.
“O equipamento, além de realizar exames com uma quantidade menor de contraste iodado, garante pouca exposição à radiação ionizante, o que o torna seguro e indicado para exames de diagnóstico de imagem de alta precisão em crianças de qualquer faixa etária”, afirma.
Mais informações
- Saiba mais sobre os exames de tomografia computadorizada realizados pela Bio Scan no site: www.bioscan.med.br.
- Em caso de dúvidas, entre em contato pela Central de Marcação: (27) 2104-0302 (chamadas e WhatsApp)
- Procure uma das cinco unidades no Estado:
- Bio Scan Meridional e Bio Scan Campo Grande, em Cariacica.
- Bio Scan Vitória Apart Hospital, em Serra.
- Bio Scan Linhares e Bio Scan São Mateus, no Norte do Estado.
Diferenciais do equipamento Aquilion Prime SP
- Capacidade para atender pacientes de diversos biotipos, incluindo crianças
- Exames mais rápidos
- Menor exposição à radiação ionizante
- Imagens anatômicas dos órgãos
- Capacidade de gerar imagens de qualidade de órgãos em movimento
- Possibilita realização de exames com e sem contraste e menor exposição do paciente ao contraste iodado
Comentários