Inteligência artificial cria homens e mulheres mais bonitos do mundo
Lista foi montada levando em conta traços e características de diferentes etnias e nacionalidades
Escute essa reportagem

Como seria o homem e a mulher mais bonitos de cada país? Essa pergunta foi respondida pelo uso da inteligência artificial (IA), que gerou imagens levando em consideração traços e características de etnias e nacionalidades diferentes.
A vontade de saber como seriam os homens mais belos do mundo partiu de um usuário da rede social Reddit. Ele utilizou o Midjourney, plataforma geradora de imagens de IA, para criar a face dos homens mais bonitos de 20 nações, incluindo os Estados Unidos, Barbados, México e Uganda.
Leia mais notícias de Tecnologia aqui
Já a vez de conhecer as mulheres mais lindas chegou com o StyleSeat, comércio americano virtual para profissionais de beleza, que também fez o uso do Midjourney. Como resultado, foram criadas imagens do que seriam as mais belas de 100 nações, incluindo o Brasil.

Otávio Lube dos Santos, doutorando em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e professor universitário, comentou como a inteligência artificial consegue reunir esse tipo de informação relacionada à beleza.
“A IA é treinada com uma base de dados gigantesca de imagens de pessoas. Como conseguimos dizer quem são as pessoas mais bonitas, ela consegue traçar aquilo que achamos mais bonito e reproduzir com base nos dados que possui. Isso ainda pode considerar os regionalismos. Temos de considerar que estamos produzindo dados diariamente nas redes, o que revela as preferências de cada país, por exemplo”.
Howard Roatti, professor da unidade de Computação e Sistemas do Centro Universitário Faesa, disse que as IAs têm evoluído bastante nos últimos meses, porém, deixou claro que é sempre importante se questionar se o que é gerado por elas é verdade.
“No exemplo dos homens mais bonitos é possível perceber que há um padrão que se repete nas fotos de cada país, como se a IA entendesse que o mesmo biotipo que foi lhe passado como mais belo deveria ser o mesmo aplicado em todas as nações”, disse.
Ele afirmou que é possível concluir que essas não são as pessoas mais bonitas do mundo. “É algo que a IA compreende como sendo o mais belo dado o padrão que ela extraiu de tudo que lhe foi ensinado”.
Segundo ele, ainda há uma distância enorme entre o que a inteligência artificial cria e a realidade.
“Cada país possui suas características de beleza e não acho que devemos generalizar aquilo que é natural de cada nação”, concluiu.

Comentários