PF apreende livros com apologia ao nazismo na casa de idoso no ES
Segundo a Polícia Federal, os livros eram distribuídos pelo idoso em locais públicos, o que é considerado crime pela legislação brasileira
Escute essa reportagem
Policiais federais apreenderam livros que propagam ideias nazistas na casa de um idoso, de 76 anos, no município de Guarapari, durante uma operação para cumprimento de mandado de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira (05). Segundo a corporação, esse material era distribuído pelo morador, o que é considerado crime pela legislação brasileira.
De acordo com o delegado Bruno Zane, da Polícia Federal, a corporação recebeu denúncias de comerciantes locais de que materiais com apologia ao nazismo estavam sendo deixados em cima de bancos de comércios e dentro de carrinhos de supermercados.
Leia mais notícias de Polícia aqui
"Identificamos o cidadão, pedimos a Justiça o mandado de busca para verificar a real situação e na casa dele foram achados diversos outros livros de cunho nazista", explicou o delegado.
A PF informou ainda que, durante a ação, a equipe confirmou a denúncia recebida de que os livros eram deixados pelo idoso aos poucos em supermercados e outros locais públicos pela cidade.
Os livros apreendidos foram analisados, preliminarmente, pelos policiais federais e encaminhados à Justiça. O idoso não foi preso, porém será intimado para prestar depoimento e explicar o motivo de distribuir esses materiais.
O delegado explica que ter o livro não é crime. "O crime é você divulgar ou distribuir com a finalidade de propagar o nazismo na sociedade", disse.
Leia mais
Homem com passagens por homicídio é preso com carro furtado em Vitória
Jovem é espancada e tem cabelo raspado por traficantes no ES
PM reformado é preso suspeito de tentativa de homicídio no ES
Comentários