Limite de 1 hora por dia para crianças e adolescentes no TikTok
Essa mudança, que vai valer também para os adolescentes, ocorre após a plataforma passar por análise de seu impacto nos jovens
Escute essa reportagem

Considerada uma das redes sociais mais queridas do momento, o TikTok vai limitar o tempo de uso do aplicativo para menores de 18 anos. A nova configuração padrão, que será lançada nas próximas semanas, reforça o bem-estar digital de menores de idade, evitando que eles passem muito tempo no aplicativo.
O limite de tempo a ser atingido agora será de até 60 minutos. Após, os usuários deverão inserir uma senha, exigindo que eles decidam estender o tempo gasto passando pelos vídeos no aplicativo.
Veja mais notícias sobre Cidades aqui.
Essa mudança, considerada drástica por alguns usuários, ocorre após a plataforma e outras redes sociais enfrentarem anos de análise sobre seu impacto nos usuários jovens.
Chefe de confiança e segurança do TikTok, Cormac Keenan explicou, durante entrevista à CNN, que o usuário poderá desativar esse novo limite padrão por meio das configurações.
Entretanto, ele será solicitado a definir um limite diário de tempo de tela para si mesmo. Além disso, ele anunciou algumas atualizações no recurso Family Pairing do aplicativo, que permite que um pai ou cuidador vincule sua conta TikTok à de seu filho adolescente e define controles.
Um outro recurso no aplicativo que vai ajudar os pais no controle daquilo que o filho acessa é o filtro de vídeos. A partir da atualização, os pais poderão filtrar os vídeos com palavras ou hashtags que não desejam que apareçam no feed de seus filhos adolescentes.
Gerson Abarca, psicólogo que trabalha com terapia infantil há anos, explica que o uso exagerado da ferramenta traz sérios problemas no desenvolvimento das crianças.
“Causa diminuição do potencial cognitivo, baixa produção escolar, acentua muito a ansiedade e acrescenta ainda sintomas de déficit de atenção, com uma possível tendência de isolamento social e uma evolução para a depressão”, alertou o especialista.
Rosana Carlesso também falou sobre o uso exagerado das telas. “Prejudica o aspecto social, físico e muito mais ainda o psicológico, porque vai atingir as funções executivas, que são a atenção, a memória e o controle das emoções”.
Leia mais:
VÍDEO | 'Vovó tiktoker' viraliza ao testar polêmica base de Virginia Fonseca
Influenciador americano é investigado por ofensas a brasileiras
“Agora ficarei mais tranquila”
Preocupados com a segurança e a saúde psicológica da filha, os pais da estudante Julia Yohanna do Nascimento Woelffel, de 6 anos, comemoram a limitação de horário que será feita pelo TikTok.
Sem tempo para monitorar a menina, já que trabalha durante o dia, a mãe dela, a auxiliar administrativo Luiza Helena Ferreira, de 36 anos, conta que está feliz com a decisão da plataforma.
“Achei interessante, porque muitos pais não têm disponibilidade de ficar vigiando os filhos. Agora, com essa limitação, ficarei mais tranquila”.
O gerente comercial e pai de Julia, Rogério Woelffel Jr, 34, também comemorou. “Nós já tínhamos essa preocupação, agora fica melhor porque o próprio app vai fazer isso”.
Aplicativo se tornou até problema diplomático
O uso do TikTok nos Estados Unidos se tornou um problema diplomático para o país. Um dos motivos que vem prejudicando o uso do aplicativo por lá são os laços do TikTok com a China por meio de uma empresa chamada Bytedance, responsável pela plataforma.
Tudo começou depois do vazamento de um áudio que cita dezenas de reuniões internas realizadas no aplicativo. Em uma delas, um suposto funcionário da plataforma dizia que tudo que era postado era visto da China.
Legisladores e integrantes do governo nos Estados Unidos chegaram até a enviar uma carta para o presidente Joe Biden.
Nela, eles exigem que o governo tome medidas contra o uso do aplicativo, alegando preocupações com a privacidade de dados e a segurança nacional.
A sugestão que foi dada por eles é que o TikTok seja retirado das lojas de aplicativos dos Estados Unidos e que sejam realizadas investigações sobre a suposta prática de armazenamento de dados do aplicativo.
Leia mais:
MC Pipokinha vence processo contra Facebook
Em busca de barriga 'trincada', Jojo Todynho descobre doença silenciosa
Comentários