X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Educação de primeiro mundo

Centro Educacional Primeiro Mundo alcança média europeia no PISA, uma avaliação internacional de alunos para escolas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Educação de primeiro mundo
Estudante durante aula em laboratório: ensino humanizado e personalizado, respeitando a individualidade |  Foto: Divulgação

Com uma proposta completa e diferenciada, o Centro Educacional Primeiro Mundo alcançou um ótimo desempenho geral no Programa Internacional de Avaliação de Alunos Para Escolas (PISA-S). 

O resultado dessa avaliação confirmou que os conhecimentos e as habilidades dos estudantes da escola estão acima da média nacional e no patamar da Europa.

Enquanto os alunos brasileiros obtiveram o 66º lugar (400 pontos), a pontuação média dos estudantes do Primeiro Mundo (508 pontos) foi equivalente ao resultado obtido por Polônia e Irlanda, que, respectivamente, ficaram na 11ª e 12ª colocações entre os 77 países participantes.

“O PISA revela ainda as competências socioemocionais dos estudantes, um aspecto cada vez mais importante para a educação e para a rápida adaptação desses jovens a este mundo de constantes mudanças”, explicou a diretora do Centro Educacional Primeiro Mundo, Adriana Selga. 

“Essa avaliação foi criada para responder para as escolas a seguinte pergunta: ‘O que é importante para os cidadãos saberem e serem capazes de fazer?’”,  diz.

Essa prova é voltada para estudantes de 15 anos e foi criada para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O  objetivo é  observar até que ponto os alunos adquiriram conhecimentos e competências essenciais para uma participação plena na sociedade. 

São três áreas do conhecimento analisadas: Leitura, Matemática e Ciências.

Os estudantes do Primeiro Mundo no Espírito Santo fizeram 521 pontos em Leitura, 499 em Matemática e 504 em Ciências, superando as médias nacionais e internacionais nessas áreas.

Ensino humanizado

Imagem ilustrativa da imagem Educação de primeiro mundo
"Nossa escola contribui decisivamente na trajetória profissional e na formação de pessoas realizadas, capazes de mudar o mundo e preparadas para chegar aonde quiserem" Adriana Selga, diretora do Centro Educacional Primeiro Mundo |  Foto: Divulgação

A proposta pedagógica moderna aplicada nas unidades de Vitória e Vila Velha reúne recursos inovadores que proporcionam um aprendizado real e significativo, com incentivo à pesquisa e à experimentação, visando à ampliação do conhecimento, aliando teoria e prática na formação de cidadãos criativos, competentes, digitais e conscientes.

“O nosso diferencial é o ensino humanizado e personalizado, respeitando a individualidade dos estudantes. Nosso objetivo é, acima de tudo, desenvolver cidadãos integralmente a partir da oferta de ferramentas e conhecimentos necessários para enfrentar a vida adulta”, reforça Adriana Selga.

Foco em experiência internacional

Imagem ilustrativa da imagem Educação de primeiro mundo
Unidade Vitória do Centro Educacional Primeiro Mundo |  Foto: Divulgação

De olho na preparação de seus alunos para experiências internacionais, o Centro Educacional Primeiro Mundo oferece formação plurilinguística, que inclui Inglês, Espanhol e Francês. 

A instituição oferta ainda o programa de High School, o ensino médio americano. Os alunos recebem duplo diploma e, além de se prepararem para ingressar em universidades do Brasil, habilitam-se para concorrer a vagas em mais de 4 mil universidades americanas.

Outro diferencial é a participação no grupo de instituições que representam a University Cambridge Esol. O Primeiro Mundo é a única escola do Estado que é centro autorizado de Cambridge Esol e a oitava do Brasil a firmar parceria com a universidade da Inglaterra. As provas de Cambridge – avaliações internacionais da competência na língua inglesa – são aplicadas do 5º ano ao final do ensino médio.

O resultado do Primeiro Mundo no PISA-S comprova que os alunos enxergam uma relação entre as habilidades socioemocionais desenvolvidas na escola e suas condições de vida futura. 

“Para quem pensa em ter essa experiência internacional, a preparação em uma escola com esse foco pode ser o primeiro passo”, disse o supervisor pedagógico do Primeiro Mundo, professor Marcus Motta.

Inaugurado em 1991, o Centro Educacional Primeiro Mundo conta com certificações internacionais e metodologias modernas que oportunizam o protagonismo dos estudantes e levam para sala de aula conceitos de sustentabilidade.

A matriz curricular proporciona uma formação intelectual, emocional e social que prepara os alunos para bons resultados tanto na vida acadêmica como, também, pessoal e profissionalmente, promovendo o acesso a universidades brasileiras e internacionais de referência.

O desenvolvimento dos alunos é feito por meio de aulas de educação financeira, olimpíadas em diversas áreas, olhar atento à educação socioemocional e aplicação da metodologia Steam, voltada para o aprendizado na prática.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: