X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Dia do Professor: O que mudou na sala de aula em 20 anos

No dia em homenagem aos professores, A Tribuna traz relatos de educadores sobre as mudanças em sala de aula em duas décadas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Dia do Professor: O que mudou na sala de aula em 20 anos
Professor de Matemática Flavio Magalhães Pereira cercado de crianças: novas formas de ensinar e aprender |  Foto: KADIDJA FERNANDES/at

A educação é viva e se transforma junto com a sociedade. E no fascinante ofício de ensinar, a mudança leva a um processo que valoriza tanto quem ensina quanto quem aprende. 

Ao longo dos últimos 20 anos, as escolas se afastaram do  modelo em que o professor detém todo conhecimento em sala de aula e o aluno somente absorve o conteúdo.

Quem está há décadas na profissão de educador e acompanhou todo esse processo garante: é uma mudança para melhor. Neste 15 de outubro, no Dia do Professor, a reportagem traz relatos de quem vive o dia a dia das salas de aula e aprende todos os dias enquanto ensina.

Eles contam que a transformação foi profunda e atingiu todos os níveis. A educação infantil, por exemplo, deixou de ser apenas um lugar de cuidados e brincadeiras  para se tornar o ponto inicial do desenvolvimento intelectual e socioemocional. 

Outra mudança  é a busca por metodologias que tornem o aluno o  protagonista do processo de ensino-aprendizagem, tendo o professor como um importante mediador.

“Eles precisam ser protagonistas para conquistar seus objetivos. A escola em tempo integral favorece esse trabalho, tendo como método o projeto de vida do aluno, que é moldado por suas experiências, aspirações em relação aos sonhos dele para que a escola venha polir e ajustar esse sonho ou ajudar a enxergar outros”, diz o professor de Língua Inglesa Marcos Antônio de Carvalho, 53 anos, da Escola Estadual Galdino Antônio Vieira.

Há 27 anos na profissão, ele conta que as mudanças o levaram a se reconhecer como algo além de professor. “É uma autodescoberta, me descobri como educador. Pois não é só conteúdo. É olhar para o indivíduo e saber que eu posso gerar nele um caráter sonhador, conquistador, protagonista”.

Neste sentido, os professores saíram do modelo “conteudista”, deixando de focar só no conteúdo para desenvolver  competências e habilidades dos alunos, segundo o professor de Matemática Flavio Magalhães Pereira, 50 anos, do Marista. “São novas formas de ensinar e aprender, e as discussões acompanharam as mudanças da sociedade. Mudou para melhor”, garante.

Para Flavio, uma educação mais humanista, que enxerga o aluno de acordo com sua necessidade. “E para mim, fica o aprendizado. Quando ensino, também aprendo através das relações”.

Opiniões dos professores

> Protagonismo

Professora da escola Crescer PHD há 30 anos, Mirian Conceição Roccon, 48, acompanhou diversas mudanças do processo ensino-aprendizagem. E ela garante: muita coisa mudou, e para melhor!

“Os alunos hoje são protagonistas do conhecimento, estão mais pensantes e críticos. E temos o papel fundamental de equilibrar esse caminho”.

A recompensa futura vem para eles e para ela. “O maior aprendizado para mim é ver a transformação da criança, vê-la chegando 'crua' e no futuro  encontrá-la como cidadã”.

> Valorização

Há 20 anos na profissão, Meirielle Silva Fracalossi, 42, constata: a educação infantil está mais valorizada. Deixou de ser apenas um lugar para “cuidar” e “brincar” para ser o ponto inicial do desenvolvimento humano. “É quando a criança pode e deve desenvolver habilidades fundamentais para a vida”.

É assim que Meirielle trabalha e ensina no Centro Educacional Leonardo da Vinci, mas também aprende. “As crianças são confiantes, questionadoras, não têm medo de demonstrar emoções. Nos ensinam  coisas que acabamos perdendo com o tempo”.

Imagem ilustrativa da imagem Dia do Professor: O que mudou na sala de aula em 20 anos
Professora Meirielle Silva Fracalossi em sala de aula |  Foto: Tiago Melo/AT

> Proximidade

Há 35 anos na profissão, Claudia Gasparini e Silva, 52, professora da Escola São Domingos, diz que os professores e a escola estão mais próximos da realidade vivenciada pelo aluno, que é cada vez mais participativo no processo.

“São  mudanças  positivas, permitindo o desenvolvimento do aluno. E sempre aprendo algo com eles. Tudo que realizo em sala, fica para sempre. É uma responsabilidade, e faço com muito amor e dedicação”.

O QUE MUDOU

As principais mudanças na educação, segundo professores:

- Desenvolvimento

> Na educação infantil, o espaço destinado somente para “cuidados” e “brincadeiras” deu lugar a didáticas e ações que buscam o desenvolvimento intelectual e as competências socioemocionais das crianças.

- Protagonismo

> Metodologias foram desenvolvidas para que o aluno se tornasse protagonista do seu processo de ensino-aprendizagem, tendo o professor como um importante mediador.

- Habilidades

> Escolas e professores estão saindo do modelo “conteudista”, deixando de focar somente no conteúdo para desenvolver  competências e habilidades dos alunos.

- Metodologias ativas 

> Meios para que os alunos consigam guiar o seu desenvolvimento educacional, fugindo do modelo em que o professor “detinha” todo o conhecimento.

- Humanização

> Professores buscam uma educação  humanizada, que enxerga o aluno de acordo com sua necessidade. 

- Tecnologia

> Ferramentas tecnológicas que propiciam um aprendizado de forma diversificada.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: