X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Ufes vai analisar proposta com novas regras para auxílio unificado de estudantes

Proposta final de formado do auxílio unificado foi apresentada em reunião nesta segunda-feira (15)


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Ufes vai analisar proposta com novas regras para auxílio unificado de estudantes
Ufes vai analisar proposta de novo auxílio unificado para estudantes |  Foto: Leone Iglesias/AT

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) vai analisar uma nova proposta de resolução que define o novo formato do Auxílio Unificado da Assistência Estudantil recém aprovada no Fórum de Assistência Estudantil no dia 3 de agosto. 

Representantes das entidades estudantis da Ufes se reuniram, na tarde desta segunda-feira (15), com a equipe da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) para apresentar a proposta final de formato do auxílio. 

Entre as principais mudanças propostas está a integração dos auxílios. Isso significa que os auxílios moradia, transporte e material de consumo serão integrados em um auxílio unificado. 

Outra mudança é a apresentação, já nos editais de cadastro, da quantidade fixa de bolsas disponíveis. Todos os estudantes que forem deferidos, independente da quantidade de bolsas, serão contemplados com auxílios, inclusive com acesso à gratuidade no restaurante universitário (RU).

Com base no que foi discutido na reunião, uma nova proposta de resolução seguirá para ser apreciada pelo Conselho Universitário.

Além da equipe da Proaeci, participaram da reunião representantes dos centros acadêmicos (CAs), diretórios acadêmicos (DAs) e Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Segundo a Proaeci, a expectativa é que as mudanças propiciem melhorias para os estudantes assistidos e para a gestão dos auxílios, como maior autonomia do estudante uma vez que, com a unificação dos recursos sem a vinculação específica (Transporte, Moradia, Material Didático), o estudante poderá melhor atender suas necessidades de permanência.

Confira outras alterações propostas:

Validade para o cadastro - A partir do ingresso, o cadastro no Programa de Assistência Estudantil da Ufes (Proaes-Ufes) terá validade de dois anos, podendo o estudante realizar novo cadastro após esse período. Atualmente, a validade é de um ano.

Marcadores sociais - Utilização de indicadores que interferem na permanência do estudante, relativos à: fatores de comprometimento da renda (composição e faixa etária do grupo familiar, existência de doenças graves na família); gênero; raça/cor; local de moradia e distância do campus; necessidades específicas advindas da existência de alguma deficiência; e trajetória escolar. Em interlocução com a renda, esses marcadores serão utilizados para se chegar a uma pontuação no Proaes a fim de classificar os estudantes, tendo como critério elementos que interferem na permanência do estudante.

Pontuação no Proaes - A classificação dos estudantes será baseada principalmente na renda que poderá ser modificada por marcadores sociais. A pontuação irá variar de zero a mil, a depender da renda e dos marcadores. Quanto maior o valor da pontuação, melhor a classificação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: