X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

5 mil podem ter isenção de Imposto de Renda sobre aluguel de imóvel

Proposta dá a inquilino a possibilidade de abater o valor na declaração do IR. Já o locador terá redução de até 75% no imposto


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem 5 mil podem ter isenção de Imposto de Renda sobre aluguel de imóvel
Diovano Rosetti lembrou que medida não vale para imóveis comerciais |  Foto: Kadidja Fernandes — 06/08/2021

O Senado aprovou uma medida que beneficia aproximadamente de 5 mil moradores da Grande Vitória, ao permitir a inclusão de valores gastos com aluguéis de imóveis residenciais na declaração do Imposto de Renda (IR).

De acordo com o texto, quem aluga uma casa ou apartamento poderá abater o valor diretamente na declaração do IR. A proposta também prevê, no mesmo sentido, a isenção de 75% sobre o imposto para os proprietários desses imóveis.

O benefício deve valer até 2027. A dedução no imposto para quem aluga será apenas para aqueles que comprovem que não têm nenhum outro imóvel em seu nome além do que é alugado.

A medida não contempla a dedução de gastos extras como taxas de condomínio, Imposto Predial e Territorial Urbana (IPTU).

O projeto de lei também pretende dobrar o valor da multa para quem não pagar, não declarar, omitir ou falsear o recebimento de aluguéis, chegando a 150% do imposto devido.

O advogado especialista no setor imobiliário Diovano Rosetti lembra que a medida não contempla aluguéis comerciais, e foca apenas nos residenciais, sustentada pelo argumento de que as famílias tiveram uma redução de sua renda durante a pandemia e convivem com dificuldades financeiras.

Do ponto de vista do advogado e presidente da Comissão Nacional de Direito Imobiliário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Alencar Ferrugini, o projeto é uma excelente iniciativa, pois vai aquecer o mercado de locação e também vai aumentar a arrecadação de imposto pelo governo federal.

“A medida facilita para que os locatários e locadores andem corretos e façam a declaração de maneira adequada. Uma coisa vai puxar a outra: quem aluga vai querer declarar o valor do aluguel, o que fará com que os proprietários declarem corretamente e também se beneficiem com redução do valor do imposto”, explica.

A proposta é de autoria do senador Alexandre Silveira (PSD-MG). A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou o texto em caráter terminativo, que será encaminhado para análise da Câmara dos Deputados.

ENTENDA

Só falta os deputados aprovarem

Como vai funcionar

> O advogado E  vice-presidente jurídico da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Espírito Santo (Ademi-ES), Gilmar Custódio, a pessoa física que alugar imóvel residencial poderá declarar o valor pago no imposto de renda

> Já a pessoa física que aluga seus imóveis residenciais para outras pessoas físicas terão direito à isenção de 75% sobre o imposto da renda recebido com esses aluguéis

> A medida vai valer para os próximos 5 anos

> Não poderão ser incluídos na declaração gastos extras como Taxa de Condomínio e IPTU

> Somente quem não tiver nenhum imóvel residencial registrado no nome além do imóvel alugado poderá usar o valor gasto com aluguéis na declaração do imposto de renda.

> A medida espera agora apreciação da câmara de deputados após aprovação no senado 

Fonte:
Agência Senado / Pesquisa AT

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: