Capixaba é o 1º lugar em disputa de universidade em São Paulo
Enrico Medina teve o melhor desempenho entre os candidatos da prova da PUC, uma das melhores universidades do País
Escute essa reportagem

Aos 17 anos de idade, o estudante capixaba Enrico Medina já começa a colher os frutos que plantou com a dedicação aos estudos.
Antes mesmo de terminar o último ano do ensino médio, foi aprovado em primeiro lugar geral no vestibular de inverno na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a PUC, considerada a 9ª melhor universidade do País pelo Ministério da Educação. A instituição não informou a quantidade de inscritos no vestibular.
Aluno de uma escola particular em Vitória, Enrico declara que, apesar de ter o melhor desempenho entre os vestibulandos que tentaram a prova, ficou surpreso com o resultado.
“O primeiro lugar geral foi uma ótima surpresa, mas acredito ser fruto de processo de aprendizado e dedicação por toda a minha vida escolar aqui na Escola São Domingos. Sempre me interessei por diversas áreas e aproveitava todas as oportunidades de aprendizado que apareciam”, conta.
“Então, a escolha do curso se tornou algo bem difícil para mim. Minha meta sempre foi fazer faculdade em São Paulo, mas tinha dúvida entre Economia, Direito ou algo na área de tecnologia. Quando fui me inscrever, optei por Economia”, diz ele.
Olimpíadas
Enrico Medina revela que, ao longo da vida estudantil, sempre gostou de participar das atividades extracurriculares, como olimpíadas de matemática, física, química, astronomia, ciências, simulação geopolítica da ONU, projeto de empreendedorismo, intercâmbio internacional da Microsoft, entre outros projetos.
Chegou, inclusive, a ganhar várias medalhas e troféus nas disputas. Além da PUC de São Paulo, o estudante já conquistou o 2° lugar em tecnologia na PUC do Rio Grande do Sul e revela que não pretende parar.
Enrico disse que vai tentar vaga também em faculdades capixabas, na Insper, na FGV e na USP, considerada a melhor universidade brasileira.
“Ter ficado em primeiro lugar geral é uma conquista que nunca vou esquecer. Penso em trabalhar dentro na área corporativa, talvez algo no mercado financeiro, e por isso quero tentar outros vestibulares ainda”, completou ele bastante animado.

“Nunca saía da aula com dúvidas”
Mesmo com a pandemia da covid-19, Enrico Medina conta que não perdeu o foco e manteve os estudos em casa. Foram quase dois anos com aulas online e uma média de 9 horas de estudos por dia. O segredo para se dar bem, segundo ele, é não sair da aula com dúvidas.
“Sempre prestei atenção na sala de aula e nunca voltava para casa com dúvida. Fui um aluno concentrado e participativo”, diz.
Para os pais, os servidores públicos Andressa Medina, 50, e Gustavo Bertoldi, 51, o filho é um exemplo a ser seguido.
“Desde sempre Enrico é só motivo de orgulho. É comum sermos presenteados com excelentes notas, elogios, medalhas e destaques escolares. Esse 1° lugar geral em um vestibular feito por experiência, antes de acabar o ensino médio, é uma conquista, fruto de muita dedicação”, declarou a mãe.
“Enrico é um excelente estudante e como ser humano é melhor ainda. Rapaz agregador, empático, amigo e divertido. Ele acabou de fazer 17 anos e sua caminhada está apenas começando. O que decidir fazer, nós estaremos aqui para apoiá-lo”, acrescentou.
E o pai completou: “Enrico sempre foi responsável e participativo em todos os projetos aos quais se propõe. Isso lhe proporciona habilidades e ferramentas para a superação de seus desafios. O seu sucesso nos enche de orgulho”.
Comentários