Musa do forró na Festa de São Pedro
Japinha Conde, a dona do sucesso “Romance Desapegado”, é uma das atrações do evento, que acontece de sexta (1º) a domingo (3), em Vitória
Escute essa reportagem
Japinha Conde, a musa do forró por trás do hit “Romance Desapegado”, é o nome nacional da 94ª edição da Festa de São Pedro. O evento gratuito, que homenageia o santo padroeiro dos pescadores, acontece de sexta-feira (1º) a domingo (3), na Praça do Papa, na Enseada do Suá.

A artista, natural do Rio de Janeiro, sobe ao palco às 22h de sábado. No repertório, outros sucessos como “Você Não Vale”, gravada com Felipe Araújo, e “Arranhãozinho”, parceria com Tierry.
A recém-lançada “Olha Eu Aqui de Novo”, que estará no EP “Tô No Buteco”, é a grande novidade do show. “Todo mundo estava pedindo demais para que eu lançasse algo sozinha e cá estou eu realizando um desejo dos fãs. É uma música romântica, como tudo que rege minha carreira”, conta.
Na sexta-feira (1º), às 20h, Reder Matos, que já integrou o grupo capixaba Trio Chapahalls, abre a programação musical. Às 22h, o fenômeno Alemão do Forró embala o público com os hits “Fica Amor” e “Sai dessa Coração”.
O sertanejo Rodrigo Balla é a atração de sábado (2), junto da forrozeira Japinha Conde.
A programação de domingo (3) é formada pela tradicional procissão marítima, marcada para as 10h, e pela apresentação do grupo Cozinha Capixaba, formado pelos intérpretes Emerson Xumbrega, Leley do Cavaco, Andrinho, Maycon Sarmento, Sué, Aline Martins e Kadu Vieira.
Além dos shows, a Festa de São Pedro vai reunir 40 barracas de comidas e bebidas, com petiscos variados, incluindo comidas típicas da temporada junina.
Para a realização do evento, haverá algumas mudanças no trânsito. A rua Judite Maria Tovar Varejão, na lateral da Praça do Papa, será interditada na sexta-feira a partir das 6h. Uma faixa da avenida Nossa Senhora dos Navegantes, sentido Praia do Canto, também será bloqueada a partir das 18h.
ENTREVISTA
“O frio na barriga está presente em todos os shows”
A Tribuna Essa é sua primeira temporada de festas juninas após o estouro e a pandemia. Como está sendo encontrar o público para celebrar um período tão importante para os brasileiros?
Japinha Conde É muito gratificante viver isso atualmente. Quando surgiu meu primeiro sucesso, já estávamos em fase de pandemia e sem festas comemorativas. Agora que estamos de volta, é uma sensação única e de muita gratidão. Sentir o calor do público de pertinho é massa demais!
O público que vai aos shows dessa época é bem maior do que aquele que você viu em apresentações desde que iniciou sua carreira. Dá um frio na barriga?
Tenho só 21 anos, e observar tudo o que já conquistei com minha idade é surreal! O frio na barriga está presente em todos os shows. Quero sempre entregar as melhores experiências para os meus fãs, que seja memorável para eles.
Sempre foi apaixonada por forró, mesmo antes de assumir uma banda ligada ao ritmo?
A música popular sempre esteve presente na minha vida. Desde pequena admirava o ritmo, faz parte do meu crescimento, entende? Quando decidi que queria ser cantora tive o todo o apoio da minha família, e isso foi essencial. Vamos com tudo!
E pelas festas juninas? É aquela temporada que você se joga mesmo nas brincadeiras e comidas típicas? Nada de dieta?
Sou fascinada pelo mês junino. Lembro de quando eu era criança que não perdia uma festinha... É uma das melhores épocas do ano, aquela fase em que a gente se esbalda mesmo!
Como será sua passagem por Vitória?
Estou ansiosa para esse show. Garanto que será inesquecível e com muitas novidades! Estou preparando uma noite muito especial para vocês!
Alemão do Forró, maior nome do gênero musical no Espírito Santo atualmente, também cantará na Festa de São Pedro. Conhece o som dele?
Conheço! Referência para todos os capixabas, ele é top demais, a música “Fica Amor” é um clássico!
Quais são os próximos projetos?
Vai vir muita coisa boa, posso garantir isso a vocês, e muita parceria boa também! Não temos datas ainda, mas quando divulgarmos, postarei na minha rede social em primeira mão.
Saiba Mais
94ª Festa de São Pedro
O quê: Festa com shows, além de 40 barracas de comidas e bebidas.
Quando: De sexta-feira a domingo.
Onde: Na Praça do Papa, Enseada do Suá, em Vitória.
Quanto: Entrada gratuita.
Programação
Sexta-feira (1º): Abertura da 94ª Festa de São Pedro às 19h, shows de Reder Matos às 20h e de Alemão do Forró às 22h.
Sábado (2): Apresentações de Rodrigo Balla às 20h e de Japinha Conde (RJ) às 22h.
Domingo (3): Procissão marítima às 10h e grupo Cozinha Capixaba às 13h.
Vias interditadas: A rua Judite Maria Tovar Varejão, na lateral da Praça do Papa, será interditada na sexta-feira, a partir das 6h. Uma faixa da avenida Nossa Senhora dos Navegantes, sentido Praia do Canto, também será bloqueada a partir das 18h.
Comentários