Cursos de saúde são os mais procurados, diz MEC
Maiores aumentos de matrículas foram em Farmácia, Biomedicina, Nutrição e Enfermagem
Escute essa reportagem

Com a pandemia, a procura por cursos de graduação na área da saúde cresceu nas modalidades presencial e a distância (EAD), de acordo com o Censo da Educação Superior 2020.
Os maiores aumentos de novas matrículas foram em Farmácia (416%), Biomedicina (190%), Nutrição (70,5%) e Enfermagem (30,4%), no EAD.
Em 2020, oito dos 20 cursos com maior número de novas matrículas presenciais são, também, da área de saúde: Psicologia (8%), Enfermagem (7%), Fisioterapia (4%), Odontologia (3%), Medicina (3%), Medicina Veterinária (3%), Biomedicina (3%) e Farmácia (2%).
O professor e diretor-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Celso Niskier, analisa que o aumento na busca pelos cursos da saúde é um reflexo da pandemia.
“O aumento da procura por cursos de saúde foi acelerado pela pandemia, pela maior oferta de vagas no mercado e pelo exemplo que os heróis da linha de frente deram aos jovens que buscam o ensino superior com propósito”, avalia.
A média salarial acima de mercado é outro ponto destacado pelo presidente da ABMES.
O coordenador-geral do setor da Saúde da Universidade Vila Velha, João Vicente Franquini, conta que houve uma mudança radical na busca por cursos da área de saúde na instituição.
Entre 2009 e 2015, os cursos mais procurados foram nas áreas de tecnologia e de engenharia e, naquele momento, a procura por cursos da saúde diminuiu. A partir de 2018 e, principalmente após 2020, o cenário é completamente diferente.
“É uma nova onda de crescimento da área da saúde. Há uma grande busca por profissionais da área. A empregabilidade nesses cursos é muito boa e, dificilmente, um aluno fica desempregado após se formar”.
Os alunos de Odontologia da UVV José Márcio Alves e Jefferson Martins são da turma do 8º período do curso e, agora, já atendem crianças na disciplina prática de clínica infantil, com supervisão da professora Ludmilla Barcellos.
No próximo semestre, eles fazem o último semestre e, com a alta demanda por profissionais de saúde, esperam conquistar posição no mercado de trabalho.
Comentários