Feras do Enem comemoram aprovação na Ufes
Estudantes comemoram as aprovações na Ufes, no Ifes e em outras universidades públicas pelo País
Escute essa reportagem
Depois de meses de estudo e de ansiedade para saber se conquistaram a tão sonhada vaga, os feras que conseguiram as notas mais altas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Estado comemoraram a aprovação no ensino superior.
Os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que foram liberados na terça-feira (22), já estão disponíveis para consulta. Neste ano, mais de 4 mil vagas foram abertas em instituições públicas de ensino do Espírito Santo, segundo o Ministério da Educação (MEC).
Pela quarta vez tentando entrar na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o estudante Felipe De Nadai Silva, de 21 anos, foi aprovado em primeiro lugar no curso de Engenharia Mecânica.

O jovem, que é morador da Praia de Itaparica, em Vila Velha, chegou a ficar surpreso com o próprio desempenho. “Até pensei que pudesse passar, pelo fato de a minha nota em Matemática ter sido alta, mas não imaginei que ocuparia o melhor lugar. Afinal, o curso é muito disputado”, disse.
Uma das principais razões para ter obtido esse resultado, de acordo com ele, foi o apoio dos pais, sobretudo da mãe, a advogada Cândida De Nadai Ton, 38. “Tive a sorte de eles conseguirem custear um cursinho, sendo que muitas pessoas não têm essa oportunidade. Além disso, apoiam todas as minhas decisões”, afirmou.
Ainda sem acreditar que conquistou o primeiro lugar no curso de Medicina da Ufes entre os cotistas, Mackeyle Siqueira de Souza, 19, está feliz com o resultado. “Acho que quando a ficha cair, que eu estiver lá estudando, vai ser um combustível para me dedicar ainda mais aos estudos”, disse.

Mackeyle fez pré-vestibular no último ano, com uma bolsa integral (100% de desconto), e conciliava o cursinho com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
Quem também comemorou a entrada em Engenharia de Controle e Automação no Ifes da Serra foi a aluna Pamella de Souza, de 18 anos. “Já estou animada para iniciar o curso”, declarou.

Apoio dos pais
Com uma rotina intensa de estudos em 2021, a ex-aluna do Centro Educacional Leonardo Da Vinci, Haila Oliveira Gonçalves, de 18 anos, foi a melhor colocada do curso de Economia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Segundo ela, o principal apoio para entrar na área veio dos pais, o advogado Handerson Loureiro, 50, e a arquiteta Tercia Martins, 46. Apesar de ter passado na universidade capixaba, Haila optou por fazer o curso em São Paulo.

Rumo a São Paulo
O resultado do Sisu deste ano teve um significado especial para o ex-aluno do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Tales Lima Cruz, de 19 anos: ele passou no curso de Engenharia de Produção na Universidade de São Paulo (USP), uma das instituições mais concorridas do País.
“Mesmo que eu não consiga ir, por causa dos altos custos da mudança, fico muito satisfeito por ter conseguido esse desempenho. Foi uma prova de todo o meu esforço. Caso eu não consiga ir agora, na metade do ano, tento de novo”, ressaltou.

Não desistiu do sonho
Após tentar entrar no curso de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) por três anos seguidos, o ex-aluno do Darwin Tiago Vetis Teixeira, de 19 anos, finalmente vai poder realizar seu grande sonho.
“Estou feliz com a aprovação em 2º lugar, pois me dediquei muito. Não desisti. Agora, pretendo não só curar doenças, como também oferecer um atendimento mais sensível aos meus futuros pacientes”, afirma.

Festa em dose dupla
Moradores de Jardim América, em Cariacica, os irmãos Ana Beatriz Santos Pereira, de 17 anos, e Ricardo Pereira,19, garantiram vagas juntos no ensino superior com o Sisu 2022.
Enquanto Ana passou em 1º lugar no curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de São Paulo (USP), Ricardo vai cursar Engenharia Química na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais.
Comentários