Servidor leva chicotadas após reclamar de cavalo na areia da praia
A agressão ocorreu após a vítima gravar vídeo de um homem que andava a cavalo na praia de Itapuã
Escute essa reportagem

O funcionário público federal Célio da Penha, de 55 anos, foi agredido com duas chicotadas por um homem que andava a cavalo na praia de Itapuã, em Vila Velha. A agressão aconteceu nesta segunda-feira (17), por volta das 13h20.
Ao ver que o suspeito estava com o cavalo na areia da praia, próximo a um parquinho, a vítima começou a gravar um vídeo. Percebendo que estava sendo filmado, o homem teria insultado o funcionário público.
Célio, então, disse que pediu à equipe da Guarda Municipal para que orientasse o suspeito a não andar com o animal na praia.
A Guarda orientou Célio a denunciar o caso na Ouvidoria. Minutos depois, ele foi agredido na rua Jair de Andrade, no mesmo bairro. O homem deu duas chicotadas no servidor, acertando seu braço esquerdo e suas costas, deixando marcas.
Ele ainda tentou dar uma terceira chicotada, mas a vítima conseguiu se defender. Segundo Célio, o suspeito teria fugido após o cavalo acertar um coice em um carro.
Depois disso, a vítima acionou a Guarda Municipal e a Polícia Civil, que estavam próximos ao local. Ele foi orientado a ir até a Delegacia Regional de Vila Velha para registrar um boletim de ocorrência.
Para Célio, a Guarda deveria ter orientado o suspeito, já que ele estava com o cavalo muito próximo da guarnição. “O fato disso não ter acontecido gerou a agressão”.
Namorada de Célio, a professora Idalha Loriato, de 54 anos, diz que ficou a sensação de impunidade. “Se a Guarda tivesse dado ouvidos, nada disso teria acontecido. O homem com o cavalo podia ter pisoteado alguma criança, já que estava bem próximo do parquinho”.
Leis
Em nota, a Coordenação de Bem-Estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha, cita que a Lei Municipal 5.701/2015 proíbe animais em praias. “Desta forma, a presença de cavalos é intolerada pela prefeitura, que pode pedir a apreensão do animal”, diz a nota.
A prefeitura lembra também que a Lei Municipal 6.385/2020 não permite que a circulação de animais como cavalos ameace a integridade física de pessoas e outros animais. De acordo com a nota, ocorrências devem ser denunciadas pelo telefone 162 ou pelo site www.vilavelha.es.gov.br/ouvidoria”.
Comentários