X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Sonhos das famílias para o Natal

Entre os desejos estão viver momentos felizes com os familiares e amigos, durante as festas, e estender esse clima para 2022


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Sonhos das famílias para o Natal
Rodrigo Uliana e a mulher Andrea valorizam celebrar o Natal em família, com Vitor, de 13 anos, e Enrico, de 3 |  Foto: Kadidja Fernandes / AT

Assim como em 2020, este ano foi desafiador para muitas famílias. Com as celebrações de Natal e a proximidade do Ano Novo, que são vistas como  momentos de renovação e encerramento de ciclos, começam a ser feitas também as retrospectivas de tudo o que foi vivido, além dos desejos para o próximo ano.

O coordenador escolar Rodrigo Uliana, por exemplo, lembra que os últimos dois anos de pandemia serviram para fortalecer as relações. 

“É até engraçado, mas nunca se conheceu tanto a esposa ou o marido quanto nesse período. Agora não é qualquer conflito que cria uma tempestade”.

Rodrigo é casado com a empresária Andrea e, juntos, eles têm o filho Enrico, de 3 anos, além do seu enteado Vitor, de 13 anos. O coordenador escolar disse ainda que, se pudesse realizar um sonho de Natal, seria reunir toda a família mais uma vez. 

“Tenho parentes que moram em outros países. Então, a gente só consegue se encontrar no Natal. Com a pandemia, ficou muito mais difícil juntar todo mundo e realizar esse sonho. Seria um presente para todos nós”, afirma.

Mas, se esse sonho ainda não pôde ser realizado, Rodrigo conta que pelo menos um ele conseguiu riscar da lista. 

“Sou coordenador de uma escola e minha afilhada estudou com a gente desde os 2 anos. Ela tinha o sonho de passar em Medicina e, este ano, foi aprovada logo na primeira tentativa. Aprovar qualquer aluno já é bacana, mas aprovar uma aluna que é minha afilhada não tem preço”.

Outra família que também chega para esse período com muitos sonhos e desejos é a da secretária Sandra Regina Pereira Santos. Para ela, o principal é que 2022 traga  saúde e segurança para toda a família.

“Desejo que todos nós tenhamos muita saúde, felicidade e sucesso. Desejo também que possamos andar com segurança para aproveitarmos todos os momentos que pudermos juntos”.

Sandra é casada com o vendedor Aldir e tem dois filhos: Camila, de  26 anos; e Filipe, de 32, além de dois netinhos, que são João Pedro, de 9 anos, e Álvaro, de 6 meses. Para ela, o sonho de Natal e Ano Novo é passar por momentos incríveis ao lado de todos eles.

“Gosto muito de juntar todo mundo e passear  para lugares bonitos, onde conseguimos conversar, nos divertir e manter a família unida como deve ser. O tempo passa, a família cresce,  mas não podemos deixar que ela se separe”.

Pronta para novos desafios

A engenheira de produção Bruna Salvador, de 25 anos, mora em um estado diferente dos pais Pedro e Luciana, e da irmã mais nova Thais. Por isso, a época de Natal se torna cada dia mais importante para Bruna.

“Esse período do ano se tornou ainda mais marcante porque é quando conseguimos nos reunir por mais tempo”, disse Bruna (foto, ao centro). Para 2022, ela deseja que os desafios a façam evoluir. 

“Espero encontrar desafios profissionais e pessoais que me ajudem a evoluir”.

Imagem ilustrativa da imagem Sonhos das famílias para o Natal
A engenheira de produção Bruna Salvador, os pais Pedro e Luciana e a irmã Thais |  Foto: Acervo Pessoal

Grávida e cheia de gratidão

A pedagoga Gabriela Salazar Bodart, de 25 anos, chega ao Natal com o coração preenchido de gratidão. Ela está grávida do segundo filho, que não foi planejado. 

“Eu e meu marido (Marciano Cruz de Sá) fomos abençoados com mais um membro para nossa família, que é o Lucca. Ele deve nascer em maio e estamos felizes”. 

Além do Lucca, ela tem  a Maria Antonella, de 1 ano. “Para 2022 eu só consigo pensar nos meus filhos. Desejo que eles tenham paz e muita saúde. Espero que eles possam crescer juntos. Tenho esperança de que o próximo ano será melhor do que o último”.

Imagem ilustrativa da imagem Sonhos das famílias para o Natal
Pedagoga Gabriela Salazar Bodart, ao lado do marido Marciano e a filha Maria Antonella |  Foto: Douglas Schneider / AT

Psicólogos pedem mais reflexão

Para entrar em 2022 com o pé direito, é importante que as famílias fechem alguns ciclos do ano que está ficando para trás, mas sem esquecer de tudo o que foi aprendido. É o que afirma a psicóloga Thayse Espíndola, que acredita que as pessoas devem trazer algo de positivo do último ano. 

“Temos que valorizar os pequenos momentos. As pessoas, antes de viver a pandemia, não se davam conta de que vivemos o aqui e o agora, que não temos tempo a perder”, lembra a psicóloga.

Segundo o terapeuta de família e psicopedagogo clínico Cláudio Miranda, a virada de um ano é o momento ideal para fazer reflexões de tudo o que passou.

“Esse período é especial porque encerramos ciclos e iniciamos outros. Devemos comemorar tudo o que foi positivo e procurar ver as experiências negativas como um aprendizado para fazer o que deu errado de outro jeito”.

Ainda segundo ele, traçar algumas metas é  importante para motivar as pessoas. “Na virada do Ano Novo, os pedidos e desejos podem ser renovados e, assim, novos caminhos serão traçados. Não importa se for no campo profissional, familiar, afetivo ou financeiro”.

Para Thayse Espíndola, as metas e os sonhos são importantes para manter as pessoas no caminho certo. “Sonhar é o combustível da vida.  As pessoas precisam sonhar para continuar seguindo em frente, com a motivação de alcançar aquilo que desejam”. 

Thayse destaca que uma boa alternativa é criar metas conjuntas com toda a família. 

“É possível começar pelas pequenas metas, fazendo coisas que já fazem e gostam, mas que não têm como prioridade. Além de colocar a família em primeiro lugar e entender que o que importa são os bons momentos”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: