Cachorro ganha festa de aniversário no gabinete de vereadora na Serra
Antes de festa, cachorro assinou projeto de lei para criar políticas públicas de bem estar para os animais
Escute essa reportagem

Um cachorro ganhou uma festa de aniversário no gabinete de uma vereadora da Câmara da Serra. O vira-lata chamado Maguila completou 2 anos e tem como tutora a parlamentar Raphaela Moraes (Rede), que é conhecida por levantar por defender politicas públicas para os animais. Segundo ela, o cachorro foi até à Casa de Leis para assinar um projeto para o bem estar animal e, como era aniversário dele, uma comemoração foi improvisada no local.
A festa aconteceu na quarta-feira (10) e, como todo aniversário, teve direito a chapeuzinho na cabeça do aniversariante, bolo, salgadinho, docinho e refrigerante, além de decoração com bolas azuis pregadas na parede do gabinete e um cachorro de pelúcia na mesa.
"O Maguila foi um cachorro que resgatei aqui na Serra atropelado. Estava em Cidade Continental e, como em vários resgates nossos, a gente faz para doar. A gente resgata, cuida, trata e doa. No caso do Maguila, ele foi adotado pelo meu noivo e acabou se tornando meu por tabela. O Maguila não foi na Câmara por ser aniversário dele. Ele foi para assinar um Projeto de Lei, que institui a política de bem estar animal na Serra. Por coincidência, era aniversário dele e minha equipe pediu por aplicativo um lanchinho. A gente tem no gabinete algumas coisinhas de eventos que a gente faz e fizemos uma ornamentação rápida para registrar que ele foi lá assinar esse Projeto de Lei no dia do aniversário dele", explicou Moraes.

A festinha aconteceu no gabinete, antes da vereadora seguir para a sessão da Casa de Leis. Segundo ela, apenas os assessores dela e uma amiga participaram da comemoração. "Não teve convidado, não teve convite, não teve lembrancinha", garante.
As fotos do aniversário foram postadas pela vereadora nas redes sociais, assim como as imagens de Maguila assinando o Projeto de Lei - o cachorro registrou o documento com uma das patas sendo gravada com tinta no papel. "Dar visibilidade ao animal, ao cachorro, ao vira-lata resgatado da rua assinando um projeto de lei no dia do seu aniversário é dizer para o município da Serra e para o Estado que bicho também é importante e que precisa ter política pública para animal. É uma forma de eu incentivar adoção, políticas públicas e que a causa animal ser vinculado na mídia", afirmou ela.

A ação de levar Maguila para assinar o projeto foi inspirada na ação da Prefeitura de Florianópolis para custear tratamento de cães com leishmaniose tutorados por famílias carentes. Quem ajudou a assinar o papel foi a cachorra Many, que participou da cerimônia e colocou suas "digitais" no papel.
Presidente foi avisado
A Câmara Municipal da Serra informou, por nota, que não há nenhuma regulamentação em seu regimento quanto a entrada de animais na Casa. "Mas é necessário que, nestes casos, seja formalizado um pedido junto à presidência. Informa ainda que é responsabilidade de cada vereador as ações realizadas dentro dos seus respectivos gabinetes", informou.
Questionada, a vereadora Raphaela Moraes (Rede) explicou que ligou para o presidente da Casa de Leis Rodrigo Caldeira (PRTB) para avisar que Maguila iria ao local e pedir a autorização para que pudesse ficar no local.

"Essa não foi a primeira vez que entrou um animal na Câmara. Entrou um cachorro com Rodrigo, entrou outro com mais um vereador e, durante um seminário, uma participante entrou com o gato que não andava porque sabia que lá teria veterinário e levou para pedir um apoio. Durante o seminário, ela tirou o gatinho dentro da caixinha de transporte", contou ela.
A vereadora informou que em 6 de julho deste ano protocolou uma proposta para regulamentar a entrada de animais na Câmara. Segundo ela, a iniciativa é baseada em projetos da Câmara de Goiânia e na Assembleia Legislativa de São Paulo. No entanto, Moraes lamenta que a matéria tramita em ritmo lento e ainda não foi votada.
Comentários