"Nenhuma vacina vencida foi distribuída no Estado", garante Secretaria da Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) negou, no final da tarde desta sexta-feira (2), que doses vencidas da AstraZeneca (Oxford/Fiocruz) tenham sido distribuídas ou aplicadas no Espírito Santo. De acordo com a secretaria, o erro pode ter sido causado por "inconsistências apresentadas pelo Portal do Ministério da Saúde".
O pronunciamento veio após a Folha de São Paulo publicar um levantamento, feito pelo próprio jornal com base nos registros oficiais do Ministério da Saúde.
A pesquisa, publicada nesta sexta (2), apontou que, pelo menos, 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do País, o que pode comprometer a proteção contra a Covid-19. Desse total, 159 teriam sido utilizadas no Espírito Santo.
"Todas as vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde que chegam ao Espírito Santo passam por rigorosa conferência e são inseridas no sistema estadual de informação que faz o monitoramento com relação à validade e distribuição aos municípios", diz um trecho da nota oficial encaminhada pela Sesa.
Em um vídeo, divulgado junto com a nota, o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, explica que os capixabas não precisam se preocupar.
"Moradores do Espírito Santo, capixabas, fiquem tranquilos a vacina aplicada em vocês é uma vacina segura, dentro do prazo e dá a resposta que nós precisamos contra a Covid", afirmou Reblin.
A Sesa ainda reforçou que podem ocorrer erros no registro da vacina, por ser manual e utilizado em uma fase de grande demanda por vacinação no Estado. Além disso, "inconsistências apresentadas pelo Portal do Ministério da Saúde" também podem fazer com que ocorram preenchimentos de datas erradas do imunizante.
Mesmo afirmando que não houve erro de vacinação, a secretaria ressaltou que já pediu aos municípios que façam nova conferência das doses apontadas como vencidas para orientar as medidas que serão estabelecidas a partir do resultado dessa análise.
Comentários