Antigo cartório de Vitória vira point de cultura

Espaço foi reformulado e terá encontros culturais, oficinas, palestras e feiras empreendedoras, além de eventos variados

Alexandre Passos, do Jornal A Tribuna | 11/10/2023, 14:16 14:16 h | Atualizado em 11/10/2023, 15:09

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/150000/372x236/Antigo-cartorio-de-Vitoria-vira-point-de-cultura0015229700202310111507/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F150000%2FAntigo-cartorio-de-Vitoria-vira-point-de-cultura0015229700202310111507.jpg%3Fxid%3D641868&xid=641868 600w, As atividades no local devem ter início ainda este mês, com inscrições abertas ao público

Inovação, tecnologia, cultura e empreendedorismo agora contam com um endereço especial no centro de Vitória: o Hub ES+. O espaço está localizado na Praça Costa Pereira, onde funcionava um antigo e conhecido cartório da região.

O local foi reformulado e irá oferecer encontros culturais, oficinas, palestras e feiras empreendedoras, além de eventos e formações mensais com foco nos empreendimentos criativos e culturais do Espírito Santo.

Leia mais sobre Vem pro Centro!

O espaço foi inaugurado ontem em um evento que contou com diversas autoridades e uma programação que incluiu palestras, atrações musicais, food-trucks e uma “kombi literária”.

As atividades no local devem ter início ainda este mês, com inscrições abertas ao público. O lugar funcionará de segunda-feira aos sábados, das 8h às 20 horas, com atendimento ao público e disponibilidade para uso dos espaços, a partir de reservas pré-agendadas.

O Hub ES+ faz parte do programa ES+ Criativo e é realizado pelo governo do Estado, com coordenação da Secretaria da Cultura (Secult) junto com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Para o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, a iniciativa vai estimular políticas públicas para impulsionar a área de economia criativa no Estado.

“O objetivo é a valorização da criatividade e do capital intelectual, com uma perspectiva de desenvolvimento que proporcione também a geração de trabalho e renda”, ressaltou.

O secretário acrescentou que a cultura e a economia criativa representam 3,11% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Além disso, o Espírito Santo é o sétimo estado brasileiro com maior alcance desses setores.

Bruno Lamas, secretário da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, destacou a importância das parcerias neste processo.

“Pela primeira vez, será assinado um protocolo de intenções entre os estados do Paraná e do Espírito Santo, para formalizar parcerias de integração entre os ecossistemas de inovação”.


Fique por dentro

Gallery 641872 with 3 elements

O que é?

O Hub ES+ foi instalado onde funcionava um cartório, na Praça Costa Pereira, no centro de Vitória.

O espaço será destinado a encontros culturais, oficinas, palestras e feiras empreendedoras, além de eventos e cursos de formação.

O objetivo é fortalecer os empreendimentos criativos e culturais do Espírito Santo. As atividades no local devem ter início ainda este mês.

Como funciona?
As atividades serão abertas ao público, que deve fazer sua inscrição previamente.

O público também vai poder usufruir do espaço, a partir de reservas pré-agendadas.

O funcionamento será de segunda-feira aos sábados, das 8h às 20 horas.

Quando começa?
As atividades devem ser lançadas ainda este mês, sem programação divulgada.

Economia criativa
É o conjunto de ações e atividades relacionadas à cultura, tecnologia e criatividade que geram receita e impacto na economia. Setor representa 3,11% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Fonte: Governo do Estado.


Opiniões

Gallery 641876 with 3 elements

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: