Guarapari espera atrair 600 mil turistas no feriado de Carnaval
Neste ano, a folia vai contar com 10 blocos e quatro escolas de samba desfilando na tradicional avenida Joaquim da Silva Lima
Escute essa reportagem

Após um Carnaval abaixo das expectativas em 2024, Guarapari se prepara para uma nova edição da folia, batizada de “Carnapari”. Este ano, o evento conta com uma programação ampliada de blocos e escolas de samba, além de uma intensificação na divulgação. A expectativa da Secretaria Municipal de Turismo é atrair cerca de 600 mil pessoas nos quatro dias de festa.
“Nós tivemos no ano passado um Carnaval muito aquém do que a cidade está acostumada. Este ano, em pouco mais de 40 dias de trabalho, fizemos uma proposta de um Carnaval família, no Centro, e mais 27 blocos espalhados pela cidade. Guarapari está pronta para receber todos com muita alegria e segurança”, afirmou o prefeito Rodrigo Borges.
A programação contará com 10 blocos e quatro escolas de samba desfilando na tradicional avenida Joaquim da Silva Lima, no Centro. Além disso, outras 27 agremiações foram contempladas por um chamamento público para realizar desfiles em diversos bairros.
Com mais atrações e uma estratégia de divulgação mais forte, a expectativa do setor turístico é positiva. O Carnaval é um dos principais motores da economia local e, em anos anteriores, chegou a movimentar cerca de R$ 300 milhões.
No entanto, em 2024, a cidade amargou um prejuízo de aproximadamente 40%, segundo o secretário municipal de Turismo, Fernando Otávio Campos.
A queda no fluxo de turistas também foi expressiva. Em 2023, cerca de 400 mil visitantes passaram pelo município durante a folia — número já inferior ao de anos anteriores. No último Carnaval, o movimento caiu ainda mais, com menos de 250 mil turistas e uma taxa de ocupação hoteleira de 60%.
“Essa queda resultou não apenas na perda de faturamento para o setor privado, mas também em uma redução significativa da arrecadação de tributos municipais, impactando diretamente os cofres públicos”, ressalta o secretário.
O vice-presidente do Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Estado do Espírito Santo (Sindhotéis-ES), Gustavo Guimarães, afirma que, embora ainda não seja possível cravar números exatos, já há sinais de recuperação nas reservas.
“Atualmente, há uma variação média de 70% a 75% nas reservas. Esperamos que chegue a 90% de ocupação, a procura está aquecendo conforme nos aproximamos do período”, explica.
Decoração especial nas ruas
Uma novidade promete deixar Guarapari ainda mais no clima do Carnaval. A cidade já começa a exibir uma decoração especial em diversos pontos estratégicos, como as entradas do município, resultado de um investimento da prefeitura para tornar a folia ainda mais atraente.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Peterson de Castro, a proposta é transformar Guarapari em um verdadeiro cenário carnavalesco. “Moradores e turistas vão sentir a energia do Carnaval. A cidade estará colorida, alegre e totalmente envolvida no clima da folia”, destacou.
Os trabalhos de criação dos elementos decorativos foram coordenados pelo diretor de ornamentação da prefeitura, Edgar Nascimento. “Estamos sempre envolvidos na decoração de vários eventos da cidade, buscando levar alegria, cores vibrantes e um ambiente mais festivo para todos”, explicou Nascimento.
Outro diferencial do projeto é a sustentabilidade. Segundo Edgar, cerca de 80% dos materiais utilizados na decoração são recicláveis. “Aproveitamos ao máximo os materiais disponíveis, garantindo uma decoração bonita e de baixo custo para o município”, finaliza.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários