X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Supermercados adotam restrição para idosos


Imagem ilustrativa da imagem Supermercados adotam restrição para idosos
Clientes em supermercado: medidas estão sendo adotadas para evitar aglomeração por causa do coronavírus |  Foto: Thiago Coutinho – 29/10/2019

Apesar de decretos do governo do Estado para que não haja aglomeração nos supermercados, clientes têm se descuidado desse tipo de prevenção contra o novo coronavírus. Alguns estabelecimentos vão adotar restrição para acesso de idosos, além de horários diferenciados.

Alguns consumidores estão levando crianças para fazer suas compras. Além disso, há clientes indo mais de uma vez por dia aos estabelecimentos, inclusive idosos.

“Está ocorrendo aglomeração, precisamos restringir o número de pessoas na loja”, defendeu Rodrigo Oliveira Rocha, presidente do Sindicato dos Comerciários do Estado  (Sindicomerciários-ES).

Supermercados estão começando a buscar alternativas. Alguns empresários estão seguindo a orientação da Associação Capixaba dos Supermercados (Acaps) e reservam a primeira hora do dia para atender maiores de 60 anos.

Entre as redes que estão reservando a primeira hora do dia para os idosos, o presidente da Acaps, João Falqueto, destacou: “Rede Show, Multishow, Carone, Canguru, Extrabom e Oba”.

O Grupo Coutinho, por exemplo, adotou a medida desde sábado. “A decisão visa proteger os clientes enquadrados na faixa de risco, de acordo com a Organização Mundial da Saúde”, afirmou o grupo, por meio de nota.

Linhares

Já em Linhares, maiores de 60 anos e crianças menores de dez não terão mais acesso às lojas.
Cada loja vai poder atender, por vez, um número de clientes correspondendo a até 10 vezes o número de caixas. Por exemplo, se tiver seis caixas, poderá atender 60 clientes por vez.


A medida foi estabelecida por meio de decreto da Prefeitura de Linhares e vale a partir de hoje.

“Vamos ver como vai ser em Linhares. Só colocando em prática para saber. Não é fácil restringir o acesso. E se a pessoa não tiver ninguém por ela? Precisamos é que a população siga as recomendações”, destacou Falqueto.

O presidente da Federação do Comércio do Estado (Fecomércio), José Lino Sepulcri, afirmou que compras devem ser feitas para no máximo 10 dias.

“A indicação é não ir com frequência ao supermercado e não estocar comida. A compra deve ser para, no máximo, dez dias. Para dar oportunidade de outras pessoas comprarem e tempo para reabastecer”, destacou.

O técnico de automação Gustavo Dias, de 40 anos, fez compras no sábado. “As pessoas estão meio apavoradas. Entram no supermercado enchendo os carrinhos. Algumas não dão espaçamento ideal”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: