Vitória terá celebração do Dia de São Benedito em Goiabeiras
O tradicional cortejo acontecerá no dia 25 a partir das 17h
Escute essa reportagem
O que você vai fazer na quarta-feira (24) de natal? Uma opção para o final da tarde é a puxada e fincada do mastro da Festa de São Benedito. Ela acontece a partir das 17 horas, em Goiabeiras, Vitória. A concentração é na Praça Luiz Alves.
Ao som do congo e de cantigas populares, o cortejo vai passar pelas principais ruas de goiabeiras, com os participantes desfilando com os estandartes dos santos. Após a caminhada, os devotos poderão participar da fincada em frente à Igreja Cristo Redentor, da Paróquia da Ressurreição.
A puxada e fincada do mastro da Festa de São Benedito é uma tradição que remonta ao período da escravidão. Conta a lenda preservada pelos mais antigos, que na costa capixaba, os náufragos de um navio negreiro pediram a proteção a São Benedito e se agarraram ao mastro que os conduziu em segurança até a terra firme. Como forma de agradecimento, os devotos prometeram homenagear o santo todo o ano.
O projeto tem recursos do Edital Patrimônio Vivo da Secretaria da Cultura (Secult). Segundo o governo do Espírito Santo, o objetivo é valorizar a memória e promover a transmissão de conhecimentos em torno das manifestações locais, em especial, as expressões do congo e das cantigas de roda, transmitidas de geração em geração por meio da tradição oral em uma das comunidades tradicionais capixabas.
A Festa de São Benedito
A festa de São benedito tem três grandes momentos. O primeiro evento, a cortada simbólica do mastro, aconteceu no dia 08 de dezembro, por meio de um cortejo pelas ruas do bairro. O segundo momento é marcado pela puxada e a fincada do mastro. A última etapa da Festa de São Benedito é a retirada do mastro, marcada para 2025, no Domingo de Páscoa.
Um pouco mais sobre São Benedito
Benedito Manasseri nasceu em 1526, em Messina, na Ilha da Sicília (Itália). Filho de africanos escravizados, ao nascer ganhou a alforria junto com os pais Cristóforo e Diana. Começou a vida pastoreando rebanhos nas montanhas da ilha.
Foi viver aos 21 anos como cozinheiro entre os eremitas da Irmandade de São Francisco de Assis, em Palermo, na capital siciliana. Destacou-se por sua sabedoria, humildade e espírito de oração, que o levaram a mestre dos noviços e, mais tarde, superior da irmandade.
Era conselheiro espiritual de ricos e pobres, nobres, príncipes, sacerdotes e leigos. Depois foi viver no Convento de Santa Maria de Jesus, onde faleceu em 04 de abril de 1589. Foi canonizado em 1807. Nos primeiros tempos cultuado pelos negros escravizados, tornou um dos santos mais populares no Brasil.
SERVIÇO
Festa de São Benedito – Puxada e Fincada do Mastro
Data: 25/12 (quarta-feira)
Horário: 17 horas
Local de concentração: Praça Luiz Alves – Goiabeiras (Vitória)
Comentários