Sinais da infecção que pode levar à morte
Data serve de conscientização para as pessoas
Escute essa reportagem
O Dia Mundial de Combate à Sepse foi comemorado nesta terça-feira (13). A data é considerada importante para que as pessoas se conscientizem a respeito da doença e percebam que é importante procurar atendimento médico e ter diagnóstico precoce.
A doença é responsável por cerca de 11 milhões de mortes ao ano em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde.

De acordo com a coordenadora da UTI geral do Hospital Unimed, Eliana Caser, a sepse é uma resposta do organismo do indivíduo quando há um mau funcionamento em algum órgão ou área do corpo. “É uma infecção grave e pode ter origem de qualquer patógeno, como vírus ou bactérias. Geralmente é por bactérias e o tratamento envolve antibióticos”.
Várias infecções podem se transformar em sepse, como pneumonia, infecções abdominais e urinárias.
Pessoas em situação de vulnerabilidade social, em locais com falta de saneamento básico, podem ter mais chances de contrair.
“Além disso, existe a sepse contraída em ambientes hospitalares, quando não há higiene suficiente. Também existe risco quando objetos cirúrgicos não são bem esterilizados”, contou.
Outra preocupação gerada pela sepse é a pós-recuperação. Segundo Eliana, vários pacientes precisam de acompanhamento físico e mental após passar pelo tratamento hospitalar.
“São vários casos onde existe a necessidade de realizar fisioterapia, já que o paciente fica muito tempo parado. Quando ele necessita ficar entubado, por exemplo, é comum que as pessoas tenham problemas para engolir alimentos”, explicou.
A forma mais eficaz de combate é o diagnóstico precoce. “Isso salva vidas. É importante diagnosticar e começar com o tratamento”, explicou Eliana.
Saiba mais
Combate contra a Sepse
O Dia Mundial de Combate Contra a Sepse foi comemorado nesta terça-feira (13). O objetivo da data é fazer com que as pessoas de todo o mundo se unam na luta contra a doença, responsável por cerca de 11 milhões de mortes ao ano.
O que é?
A sepse surge a partir de uma resposta inadequada do sistema imunológico do indivíduo na luta contra outra infecção causada por algum vírus ou bactéria.
Causas
Existem várias causas que explicam a contaminação. Geralmente no âmbito urbano é a questão da má higiene. Locais com falta de saneamento básico podem ser favoráveis à sepse.
A sepse também pode ser contraída em hospitais, como em caso de falta de esterilização de materiais.
Grupos de risco
Pacientes idosos, prematuros, pessoas deprimidas e diabéticos.
Fonte: Especialistas consultados.
Comentários