O que fazer ao ser picado por escorpião?
Ana Maria Braga foi ferida no pé por animal peçonhento, teve rápido atendimento em um hospital, tomou injeção e recebeu alta
Escute essa reportagem
Ana Maria Braga foi levada ao hospital de Botucatu (SP), na noite do último sábado, após ser picada por um escorpião em sua fazenda em Bofete, no interior de São Paulo. A apresentadora da TV Globo já recebeu alta.
Ela explicou que não estava descalça no mato quando foi picada pelo escorpião. Ana Maria disse que estava dentro da casa vendo uma série no escuro quando resolveu ir ao banheiro e pisou no bicho.
“Estava tudo limpinho e no caminho eu estava descalça. Na casa, tem dedetização”, afirmou ela, ontem, no programa Mais Você. Ela disse ter sentido a maior dor de sua vida. “É uma das coisas mais dolorosas, e eu não sou fresca”, disse a apresentadora de 75 anos.
Ana Maria foi atendida em cerca de 40 minutos pelos médicos do hospital e não teve mais complicações apesar da dor que durou 24 horas. Ela tomou uma injeção no pé para se recuperar.
“O que aconteceu comigo é mais comum do que a gente imagina. Foram 183 mil casos no Brasil em 2024 e 149 mortes. E em 2023, foram mais de 200 mil casos. Fiquei muito assustada”.
Limpar a picada com água e sabão pode ajudar, mas o mais importante é buscar ajuda em uma unidade de saúde imediatamente, após ser picado pelo animal peçonhento, já que uma ferroada de escorpião pode ser fatal, sobretudo em idosos e crianças.
Apesar de não ser aplicado em todos os casos, o soro também pode ser importante, pois inibe outros possíveis efeitos das toxinas da peçonha. Se possível, levar o animal ou uma foto ao hospital pode ajudar a espécie a ser identificada.
Além da reação inflamatória local que causa fortes dores, a peçonha do animal pode desencadear reação inflamatória sistêmica, como alterações no coração e dificuldade para respirar.
A picada de escorpião pode desencadear reação neuroimune sistêmica com produção de mediadores inflamatórios que levam à liberação de neurotransmissores. O uso de corticoides pode interromper esse processo, reduzindo a produção de acetilcolina e prevenindo complicações pulmonares e cardíacas.
Comentários