X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Número de casos confirmados de dengue pode aumentar no ES

Veja orientações para combater o mosquito da dengue


Ouvir

Escute essa reportagem

O Espírito Santo registrou mais de oito mil casos prováveis de dengue, considerando as duas semanas epidemiológicas, que vão de 29 de dezembro do ano passado até 11 de janeiro deste ano.

A situação em relação à dengue no Estado hoje é de alerta, conforme destacou a referência técnica das Arboviroses do Núcleo Especial de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), João Paulo Cola.

“Temos previsão de aumento de casos. E uma projeção de um número maior que o do ano passado, quando tivemos 250 mil casos suspeitos”, comparou.

A infectologista Rubia Miossi explicou que os testes rápidos para dengue no Estado são uma ferramenta muito importante para tratar o paciente adequadamente de forma rápida e providenciar estratégias de ação de acordo com os números.

Mas lembrou que o teste rápido de dengue não é isento da reação cruzada. Na prática, isso significa que ele pode dar positivo e o paciente estar com outra arbovirose. Mas ele pontuou que o tratamento é basicamente o mesmo.

O especialista explica ainda que o resultado do exame, quando dá negativo, não exclui a possibilidade do paciente estar infectado.

Orientações

Para combater o mosquito da dengue, o governo do Estado traz dicas simples como, por exemplo, eliminar focos de água parada.

“O mosquito deposita seus ovos em qualquer local que acumule água parada, como vasos de plantas, garrafas, calhas, comedouros de animais domésticos, pneus e caixas d'água abertas”.

Medidas de prevenção, que incluem ainda limpar quintais, não deixar objetos acumulados e nem água parada, são essenciais.

Essa revisão deve ser feita semanalmente. Atenção também às plantas que acumulam água, tais como bromélias e outras.

Um outro ponto preocupante é o lixo, já que embalagens plásticas, latas e outros objetos podem acumular água. Por isso, é importante acondicionar corretamente o lixo em sacos e se atentar aos dias e horários de coleta municipal.

Imagem ilustrativa da imagem Número de casos confirmados de dengue pode aumentar no ES
Mosquito deposita ovos em lugares com água parada |  Foto: Canva

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: