X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Novo guia sobre benefícios e riscos dos suplementos

Documento da Anvisa traz informações revisadas e agrupadas com uma linguagem mais simples para fabricantes e usuários


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Novo guia sobre benefícios e riscos dos suplementos
Jonathas Pedrosa fez a suplementação e sentiu a diferença |  Foto: Fábio Nunes/AT

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou um novo guia sobre benefícios e riscos dos suplementos alimentares. Eles são produtos para complementar a alimentação de pessoas saudáveis.

Entre as vantagens está complementar a dieta com nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos.

Já entre os riscos, nutricionistas apontam que o uso indiscriminado sem orientação profissional pode potencializar problemas de saúde já existentes, além do excesso ou falta de vitamina.

A mudança traz melhorias tanto para consumidores quanto para fabricantes e profissionais da saúde, segundo a nutricionista e colunista de A Tribuna Gabriela Rebello. Ela explicou que a atualização e reorganização dá suporte aos fabricantes com regras mais claras e atualizadas, além de proporcionar melhoria da segurança e bem-estar do consumidor.

“As mudanças visam garantir que os consumidores tenham acesso a informações mais claras e precisas sobre os suplementos alimentares, ajudando a evitar o consumo inadequado e os riscos à saúde”.

O aposentado Jonathas Pedrosa, 65 anos, contou que com o avançar da idade, foi percebendo que sua energia já não era mais a mesma. Seguindo o conselho da filha, procurou uma nutricionista e descobriu que as suas vitaminas essenciais estavam baixas.

Com a suplementação adequada e acompanhamento profissional, ele sentiu a diferença. “A energia foi voltando. Comecei a ficar mais disposto depois do almoço. Voltou toda a minha energia”. Ele frisou que suplemento não é barato e que é preciso estar bem orientado para fazer as melhores escolhas.

Imagem ilustrativa da imagem Novo guia sobre benefícios e riscos dos suplementos
A nutricionista Giselle Guzzo destaca que o suplemento nunca deve substituir o alimento |  Foto: Fábio Nunes/AT

A nutricionista Giselle Guzzo destaca que o suplemento nunca deve substituir o alimento e que seguir “modas” na internet é perigoso.

“O alimento vai ser sempre o protagonista. Mas a suplementação é importante porque hoje a população tem uma dificuldade na alimentação. Mas é perigoso apenas repetir o que viu um influencer fazendo”.

Um dos grandes erros dos consumidores, de acordo com a nutricionista Juliana Tinelli, é o consumo por contra própria.

“A suplementação é indicada mediante necessidade pontual. Para identificá-la, é preciso ser avaliado por um médico ou nutricionista”.

Imagem ilustrativa da imagem Novo guia sobre benefícios e riscos dos suplementos

SAIBA MAIS

O que são suplementos alimentares?

Segundo o novo documento, “são produtos para ingestão oral, apresentados em fórmulas farmacêuticas, destinados a suplementar a alimentação de indivíduos saudáveis com nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos, isolados ou combinados”.

A nutricionista Iessa Comério explicou que a população não tem uma boa alimentação, o que desencadeia carências nutricionais que vêm à tona em forma de cansaço, fadiga, desânimo, prejudicando todo o seu dia a dia e sua produtividade.

Eles podem ser consumidos por pessoas não saudáveis?

A Anvisa recomenda que pessoas com doenças ou problemas de saúde somente consumam suplementos alimentares sob orientação de profissional de saúde habilitado.

Vantagens

Suplementa a alimentação de indivíduos saudáveis, suprindo carências e até mesmo a dificuldade de absorção do organismo para determinados nutrientes.

Quando usado adequadamente suprindo necessidades pontuais dos pacientes, podem proporcionar melhor qualidade de vida e mais disposição, entre outras melhorias.

Desvantagens

Entre os riscos do consumo sem orientação adequada, nutricionistas apontam hipovitaminose e hipervitaminose, por exemplo.

Mudanças

A atualização traz melhorias tantos para os consumidores quanto para fabricantes e profissionais da saúde, segundo a nutricionista e colunista de A Tribuna Gabriela Rebello. Ela explicou que a atualização e reorganização dá suporte aos fabricantes com regras mais claras e atualizadas, o que pode facilitar a conformidade regulatória e a adaptação às novas exigências.

Ela frisou que pelo documento é possível entender as principais mudanças que ocorreram no Brasil em relação à legislação sobre suplementos alimentares. Além de proporcionar melhoria da segurança e bem-estar do consumidor.

“As mudanças visam garantir que os consumidores tenham acesso a informações mais claras sobre os suplementos alimentares, ajudando a evitar consumo inadequado”, diz.

Fonte: Anvisa e nutricionistas citadas.

Imagem ilustrativa da imagem Novo guia sobre benefícios e riscos dos suplementos

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: