X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Mulheres precisam dormir mais do que homens? Veja o que dizem os médicos

Estudo de uma universidade do Reino Unido indicou os fatos que influenciam nessa diferença


Ouvir

Escute essa reportagem

Nunca se falou tanto em como dormir bem pode fazer bem à saúde. Hoje, médicos são categóricos ao afirmar que dormir mal pode até mesmo reduzir o tempo de vida.

Mas qual seria a quantidade ideal de uma boa noite de sono? A necessidade pode variar para cada pessoa, segundo especialistas, mas a média, na idade adulta, é de oito horas de sono, de acordo com a Academia Brasileira de Sono. Entre homens e mulheres, pode haver diferença.

Isso foi o que apontou um estudo realizado no Centro de Pesquisa do Sono, na Universidade de Loughborough, no Reino Unido, que indicou que as mulheres precisam de mais tempo de sono do que os homens — cerca de 20 minutos.

Essa diferença pode ser influenciada por vários fatores, como questões biológicas, hormonais e até mesmo culturais, aponta a pneumologista e médica do sono Roberta Couto.

“Uma das possíveis explicações está no fato de que as conexões cerebrais femininas são mais complexas. Elas têm habilidade multitarefa, o que exige mais tempo de repouso para desacelerar. Por conta da multitarefa, elas têm mais estresse e ansiedade, já que precisam gerenciar trabalho, família e as responsabilidades pessoais. Isso tudo pode dificultar o relaxamento e comprometer uma boa noite de sono.”

A otorrinolaringologista Zuleika Barbosa, especialista em Medicina do Sono, aponta ainda que, apesar de as mulheres tenderem a dormir um pouco mais que os homens em qualquer estágio da vida e de passarem mais tempo na fase mais profunda do sono, o sono é mais fragmentado e de pior qualidade.

“As mulheres têm 40% mais propensão a desenvolver insônia do que os homens. Oscilações hormonais do ciclo menstrual, cólicas menstruais, a queda dos hormônios estrogênio e progesterona na menopausa, e a gravidez são algumas das explicações biológicas para que isso ocorra.”

“Outro ponto é que as mulheres parecem ter um sistema nervoso mais propenso a ficar em alerta para acordar, amamentar e cuidar dos bebês”, destaca Zuleika.

Imagem ilustrativa da imagem Mulheres precisam dormir mais do que homens? Veja o que dizem os médicos
|  Foto: Divulgação

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: