Idade para receber vacina da dengue não será ampliada no ES, diz secretaria
Ministério da Saúde publicou novas regras para imunizantes próximos à data de vencimento. Entenda
Escute essa reportagem
O público alvo da vacina da dengue não será ampliado no Espírito Santo. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde (Sesa) após o Ministério da Saúde anunciar que imunizantes próximos à data de vencimento podem ser aplicados em pessoas de 6 a 16 anos ou de 4 a 59 anos, a depender do prazo de validade.
Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, não há vacinas de dengue em estoque com validade curta no Estado. Ela ainda ressaltou a importância da vacinação do público alvo primário do imunizante, que são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade.
“O Espírito Santo está com as doses com prazo de validade superior a seis meses. Atualmente, há 18.358 doses da vacina nas redes de frio e salas de vacinação nas unidades de saúde. Importante que os pais levem os seus filhos(as) para se vacinarem. A vacinação é gratuita, segura e evita mortes por dengue nessa faixa etária”, afirmou.
A pasta informou, ainda, que o Estado "aguarda novo envio da vacina pelo Ministério da Saúde para vacinação de primeiras e segundas doses das crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade, indispensáveis para garantir a proteção completa contra a doença".
Entenda o anúncio do Ministério da Saúde
Na última sexta-feira (14), o Ministério da Saúde publicou uma nota técnica para todos os estados e o Distrito Federal recomendando que vacinas contra a dengue que estiverem próximas às datas de vencimento poderão ser aplicadas em pessoas com idades fora da faixa etária estipulada para o Sistema Único de Saúde (SUS). Os imunizantes podem, também, ser remanejados para municípios ainda não contemplados pela vacinação.
Com a mudança, as doses com um prazo de 2 meses de validade poderão ser remanejadas ou aplicadas em faixa etária ampliada, contemplando pessoas de 6 anos a 16 anos de idade.
Já para as vacinas que completarem 1 mês de validade, a estratégia poderá ser expandida até o limite etário especificado na bula da vacina, abrangendo a faixa etária de 4 anos a 59 anos, 11 meses e 29 dias de idade.
O imunizante, no âmbito do SUS, é voltado para aqueles com idade entre 10 anos e 14 anos.
Vacinação no Estado
Segundo a Sesa, o Espírito Santo recebeu 196.340 doses da vacina contra a dengue até o dia 26 de dezembro de 2024.
Do total, foram utilizadas 177.982 doses — o que representa uma taxa de utilização de 91%, segundo dados do Site Vacina e Confia ES e o Sistema de Informação de Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde da última segunda-feira (17).
"A meta é vacinar 90% dos 246.651 jovens no Estado. No total, 120.171 crianças e adolescentes receberam a primeira dose da vacina, o que representa 48,7% de cobertura vacinal. Já 47.337 deles tomaram a segunda dose da vacina, cerca de 19% de cobertura vacinal. Os dados estão disponíveis no Site Vacina e Confia ES", informou a pasta.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários