X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Idade para receber vacina da dengue não será ampliada no ES, diz secretaria

Ministério da Saúde publicou novas regras para imunizantes próximos à data de vencimento. Entenda


Ouvir

Escute essa reportagem

O público alvo da vacina da dengue não será ampliado no Espírito Santo. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde (Sesa) após o Ministério da Saúde anunciar que imunizantes próximos à data de vencimento podem ser aplicados em pessoas de 6 a 16 anos ou de 4 a 59 anos, a depender do prazo de validade.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, não há vacinas de dengue em estoque com validade curta no Estado. Ela ainda ressaltou a importância da vacinação do público alvo primário do imunizante, que são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade.

“O Espírito Santo está com as doses com prazo de validade superior a seis meses. Atualmente, há 18.358 doses da vacina nas redes de frio e salas de vacinação nas unidades de saúde. Importante que os pais levem os seus filhos(as) para se vacinarem. A vacinação é gratuita, segura e evita mortes por dengue nessa faixa etária”, afirmou.

A pasta informou, ainda, que o Estado "aguarda novo envio da vacina pelo Ministério da Saúde para vacinação de primeiras e segundas doses das crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade, indispensáveis para garantir a proteção completa contra a doença".

Entenda o anúncio do Ministério da Saúde

Na última sexta-feira (14), o Ministério da Saúde publicou uma nota técnica para todos os estados e o Distrito Federal recomendando que vacinas contra a dengue que estiverem próximas às datas de vencimento poderão ser aplicadas em pessoas com idades fora da faixa etária estipulada para o Sistema Único de Saúde (SUS). Os imunizantes podem, também, ser remanejados para municípios ainda não contemplados pela vacinação.

Com a mudança, as doses com um prazo de 2 meses de validade poderão ser remanejadas ou aplicadas em faixa etária ampliada, contemplando pessoas de 6 anos a 16 anos de idade.

Já para as vacinas que completarem 1 mês de validade, a estratégia poderá ser expandida até o limite etário especificado na bula da vacina, abrangendo a faixa etária de 4 anos a 59 anos, 11 meses e 29 dias de idade.

O imunizante, no âmbito do SUS, é voltado para aqueles com idade entre 10 anos e 14 anos.

Vacinação no Estado

Segundo a Sesa, o Espírito Santo recebeu 196.340 doses da vacina contra a dengue até o dia 26 de dezembro de 2024.

Do total, foram utilizadas 177.982 doses — o que representa uma taxa de utilização de 91%, segundo dados do Site Vacina e Confia ES e o Sistema de Informação de Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde da última segunda-feira (17).

"A meta é vacinar 90% dos 246.651 jovens no Estado. No total, 120.171 crianças e adolescentes receberam a primeira dose da vacina, o que representa 48,7% de cobertura vacinal. Já 47.337 deles tomaram a segunda dose da vacina, cerca de 19% de cobertura vacinal. Os dados estão disponíveis no Site Vacina e Confia ES", informou a pasta.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: