Ex-secretário de Saúde do ES recebe alta após internação em hospital da Itália
Médico foi diagnosticado com colecistite, na última semana
Escute essa reportagem
O Secretário de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes, recebeu alta nesta semana após uma cirurgia de retirada da vesícula, feita no dia 28 de julho.
Durante uma viagem à Itália, o ex-secretário de saúde do Espírito Santo, precisou ser internado no Hospital San Giovanni, em Roma, depois de ser diagnosticado com colecistite, na última quarta-feira (26).
Diagnosticado com colecistite. Após as primeiras horas caóticas, fui acolhido, diagnosticado e estou em tratamento de acordo ao protocolo local de um hospital público em Roma.
— Nésio Fernandes (@dr_nesio) July 26, 2023
Grato por existirem experiências de sistemas universais de saúde.
Agora há pouco consegui sorrir. pic.twitter.com/bmduKEFzef
Ao comemorar sua alta nessa segunda-feira (31), Fernandes, compartilhou sua experiência no hospital e reafirmou a importância da saúde “100% pública, gratuita e universal”.
“Devemos aprender com a prática, superar desafios, continuando a investir e aperfeiçoar nossos sistemas de saúde [...] Sistemas universais, como o italiano e o SUS, são vitais para a saúde e o bem-estar de todos. Os desafios existem, mas são superáveis com esforços conjuntos e contínuos. Juntos, podemos construir um mundo mais saudável”, escreveu.
O médico sanitarista ainda agradeceu ao Ministério da Saúde, Embaixada do Brasil na Itália e ao corpo diplomático brasileiro na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) pelo suporte durante a internação.
Veja o post completo abaixo.
De alta hospitalar. Tive medo. Delirium. Grato ao Hospital San Giovanni, à sua Madre Superiora e a todos os trabalhadores e trabalhadoras que cuidaram de mim e dos meus companheiros de internação. #venceremos 🧶⬇️. pic.twitter.com/RUzmcCzcH0
— Nésio Fernandes (@dr_nesio) August 1, 2023
Comentários