X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Anvisa suspende venda de creme dental da Colgate após reação dos clientes

Consumidores relataram ter reações alérgicas como ardência, inchaço, vermelhidão e aftas na boca, na língua e na gengiva


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Anvisa suspende venda de creme dental da Colgate após reação dos clientes
Creme dental Clean Mint da Colgate Total |  Foto: Reprodução / Redes Sociais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da venda do creme dental Clean Mint da Colgate Total, após relatos de clientes apontarem (nas redes sociais) reações alérgicas após o uso. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira (27).

Na internet, os consumidores relataram que a nova fórmula da pasta de dentes Colgate Total estaria dando reações alérgicas como ardência, inchaço, vermelhidão e aftas na boca, na língua e na gengiva. Os problemas teriam ocorrido após a mudança na fórmula do produto, que agora contém fluoreto de estanho, no segundo semestre deste ano.

Um dos consumidores ironiza, no Reclame Aqui, se seria um "creme dental ou ácido sulfúrico?". Ele relata que teve inflamações e feridas na língua e em toda a boca, o que teria ocorrido após usar o produto. "Sofri por mais de 20 dias com dores fortes, sem conseguir movimentar a minha língua. Com dificuldade de comer, conversar e de dormir. Fui a duas dentistas e um médico, que me disseram não ter ideia do que estava causando aquilo. Estou retomando a rotina normal após parar de utilizar este produto."

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Segundo a Colgate-Palmolive, o fluoreto de estanho é seguro e "amplamente usado em cremes dentais em todo o mundo". A empresa diz, porém, que uma pequena minoria das pessoas pode apresentar sensibilidade a determinados ingredientes, e que a recomendação é a descontinuidade do produto nesses casos.

A equipe diz monitorar atentamente os relatos e acompanhar cada situação individualmente. Para consumidores com dúvidas, é fornecido o canal de atendimento no número 0800 703 7722.

"A nova fórmula é o resultado de mais de uma década de pesquisa e desenvolvimento e testes extensivos com consumidores, inclusive no Brasil, para proporcionar às pessoas uma excelente saúde bucal. Nossos produtos e seus ingredientes passam por testes rigorosos e são aprovados por agências regulatórias em todo o mundo", continua.

O QUE DIZ A ANVISA?

Entre 1º de janeiro e 19 de março, a agência reguladora recebeu "oito notificações envolvendo 13 casos de eventos adversos relacionados ao uso de cremes dentais da marca Colgate que, recentemente, passaram por mudanças em sua formulação."

Os principais sintomas relatados incluem:

  • Inchaço (amígdalas, lábios e mucosa oral);
  • Sensação de queimação/ardência;
  • Sensação de dormência (lábios/boca);
  • Sensação de ressecamento/boca seca;
  • Gengiva sensível/irritada;
  • Vermelhidão (lábios/boca).

Relatos nas redes

No Reclame Aqui, plataforma para compartilhamento de problemas dos consumidores, a página da Colgate-Palmolive registrou cerca de 250 reclamações na última semana sobre supostas reações alérgicas causadas pela nova fórmula do produto. Destas, a maioria ainda não havia sido respondida pela empresa.

Um consumidor indica que sempre usou a marca, e que não tinha tido problemas até então. "Depois, fiquei com a língua branca e ferida, tive vários gastos com medicamentos para poder ficar boa. Parei de usar e graças a Deus passou, mas tive um custo com medicamentos por conta na má qualidade da fórmula nova."

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: