X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde e bem-estar

Homens procuram especialistas para mudar formato do rosto

Procedimentos como a harmonização facial e a cirurgia no nariz estão em alta, para melhorar a autoestima, sem deixar a naturalidade de lado


Em busca de uma feição mais harmônica, com os contornos realçados e traços mais “masculinos”, homens têm procurado cada vez mais por procedimentos estéticos  para mudar o formato do rosto, mas sem deixar a  naturalidade de lado.

 O objetivo com a mudança, segundo eles, é melhorar a autoestima e o bem-estar com a aparência.  

Os procedimentos em alta são  aqueles não cirúrgicos, como a harmonização facial (composta por técnicas como o preenchimento com ácido hialurônico e a toxina botulínica) e os bioestimuladores injetáveis de colágeno, e os  cirúrgicos, como a rinoplastia. 

Segundo o cirurgião plástico e diretor do departamento de comunicação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Adriano Mesquita Bento, uma possível razão para o aumento da procura por esses procedimentos é o fato de que eles exigem uma recuperação rápida e o efeito mais natural.  

“A intenção é sempre dar um resultado mais natural. Assim, em vez de deixar todo mundo muito igual, com uma 'padronização facial', preferimos trazer um resultado que combine com o rosto da pessoa. Não é inventar uma feição no paciente, mas valorizar o que ele já tem de traço próprio”.

De acordo com a médica especialista em tratamentos estéticos Juliana Amâncio, a busca por estar bem e mais jovem tem se estendido ao público masculino. “Há a possibilidade de tornar o rosto mais harmônico e masculino, podendo  marcar o ângulo da mandíbula e melhorar o queixo”, destacou.

Há, ainda, aqueles que procuram suavizar linhas de expressão, segundo a dermatologista Mariana Rocha. “Hoje, os homens estão deixando o preconceito de lado e vendo nos procedimentos estéticos meios eficazes para melhorarem a autoestima, a imagem profissional e a aparência, à medida que envelhecem”, pontuou.

A médica afirmou  que o preenchimento da mandíbula e do mento (queixo), para deixar o rosto mais “quadrado”, tem aumentado nos últimos anos, e que ele é considerado “padrão de beleza” e passa impressão de força e virilidade.

Já a dermatologista Karina Mazzini pontuou que o objetivo da maioria dos homens é melhorar o aspecto do rosto, sem grandes modificações. “A mudança que o homem quer é ficar melhor, e não diferente”, reforçou a médica.

Já a cirurgiã dentista e especialista em harmonização facial Larissa Lima pontuou que a valorização da imagem pessoal e a elevação da autoestima são apenas dois dos benefícios que o procedimento pode trazer para o paciente.  

"Harmonizar uma face é equilibrar simetria, beleza e queixa, através de um planejamento estratégico e individual, que irá valorizar o que o paciente mais gosta em si e melhorar aquilo que ele não gosta", ressaltou.

Imagem ilustrativa da imagem Homens procuram especialistas para mudar formato do rosto
O empresário Igor Rios, 30 anos, optou por fazer uma harmonização facial |  Foto: Acervo pessoal

“Passei a me sentir melhor”

Para deixar o  rosto mais simétrico e  quadrado, o empresário Igor Rios, 30 anos, optou por fazer uma harmonização facial, em maio.

No mês seguinte, realizou um implante capilar e, agora, já está começando a ver resultados. 

“Comecei a me cuidar mais. Com os procedimentos, a autoestima elevou e passei a me sentir melhor comigo mesmo”, relatou.

Hoje, Igor realiza aplicação de toxina botulínica  de seis em seis meses, com acompanhamento feito pela cirurgiã dentista e especialista em harmonização facial Larissa Lima.

Imagem ilustrativa da imagem Homens procuram especialistas para mudar formato do rosto
O gerente de multinacional e produtor de eventos, Maikon Rive, 40, realiza intervenções que compõem a harmonização facial |  Foto: Acervo pessoal

Rosto mais jovem

Desde outubro de 2019, o gerente  de multinacional e produtor de eventos, Maikon Rive, 40,  realiza intervenções que compõem a harmonização facial. Ele contou que começou a fazer os procedimentos aos poucos e,  desde então, teve melhorias na autoestima.  

“Prefiro não perder a naturalidade, para deixar o rosto mais jovem, e não deixá-lo deformado”, disse.

Imagem ilustrativa da imagem Homens procuram especialistas para mudar formato do rosto
Larissa Lima é cirurgiã dentista e especialista em harmonização facial |  Foto: Divulgação

Especialistas fazem alerta sobre riscos nos procedimentos

Assim como qualquer procedimento, as intervenções estéticas, até mesmo sem cirurgia, envolvem riscos. O perigo é ainda maior quando o procedimento é feito por profissionais não habilitados. 

Segundo o cirurgião plástico e diretor do departamento de comunicação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Adriano Mesquita Bento, entre os riscos do preenchimento e dos bioestimuladores injetáveis de colágeno, quando não feitos corretamente, estão necrose de pele, cegueira e até derrame.  

“Se forem injetados dentro de um vaso sanguíneo, por exemplo, podem ter alguma complicação. A vantagem de fazer com um profissional habilitado é que ele fez o estudo da anatomia”, disse.

A cirurgiã dentista e especialista em harmonização facial Larissa Lima reforçou a importância da avaliação clínica. “Exija do profissional um planejamento antes da execução e converse. Participe sobre o procedimento que será executado em você”, destacou.

Já a dermatologista Karina Mazzini pontuou que é preciso ficar atento aos excessos, que  podem causar complicações e  gerar resultados não satisfatórios. “Tem que analisar o rosto. Não pode ser igual para todo mundo”, afirmou.

Saiba mais: cirurgias nas pálpebras e no nariz

Entre os principais procedimentos estéticos não cirúrgicos procurados por homens estão a toxina botulínica e o preenchimento com ácido hialurônico, que fazem parte das intervenções que compõem a harmonização facial; os bioestimuladores injetáveis de colágeno; e a microinfusão de medicamentos no couro cabeludo.

Já entre os cirúrgicos, estão a blefaroplastia (retirada do excesso de pele das pálpebras) e a rinoplastia.

A faixa etária varia de 30 a 50 anos.

Entre os relatos de benefícios de quem passa pelos procedimentos estão melhora da autoestima e do bem-estar com o corpo.

Alertas

É preciso realizar os procedimentos, mesmo sem cirurgia, com profissionais habilitados.

Fonte: especialistas consultados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: