ES recebe novo alerta de grande perigo para chuvas até domingo
Previsão é de chuvas superiores a 60 mm/h ou acima de 100 mm por dia
Escute essa reportagem
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novo alerta de chuvas intensas para a região noroeste e serrana do Espírito Santo. A previsão é que as chuvas sejam superiores a 60 mm/h ou acima de 100 mm por dia. O alerta de grande perigo é válido entre sábado (11) e domingo (12).
De acordo com o Instituto, nas cidades dentro da área de risco, há chances de grandes alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas.
O Inmet classifica seus avisos em três níveis de severidade: Perigo Potencial (amarelo), Perigo (laranja) e Grande Perigo (vermelho). O alerta vermelho, previsto para o o Estado, é o mais crítico. Ele sinaliza condições meteorológicas extremamente adversas e riscos iminentes à vida e propriedades.
Os temporais que atingem o Estado têm relação com a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um sistema meteorológico conhecido como um corredor de nuvens que corta o Brasil.
Alertas laranja e amarelo
Atualmente, todo o Espírito Santo já se encontra sob alertas de chuvas intensas. Ao menos até sexta-feira (10), o alerta amarelo foram emitidos para todos os municípios capixabas.
Sob maior risco de chuvas intensas e ventos fortes, estão 58 municípios capixabas. Nessas regiões, pode chover 50 a 100 mm em um dia, com ventos que podem chegar a 100 km/h. Também há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Municípios sob alerta vermelho (11 e 12 de janeiro:
Água Doce do Norte
Águia Branca
Alto Rio Novo
Aracruz
Ataléia
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Colatina
Conceição da Barra
Ecoporanga
Fundão
Governador Lindenberg
Ibiraçu
Itaguaçu
Jaguaré
João Neiva
Linhares
Mantenópolis
Marilândia
Montanha
Mucurici
Nova Venécia
Pancas
Pedro Canário
Pinheiros
Ponto Belo
Rio Bananal
Santa Teresa
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São Mateus
São Roque do Canaã
Sooretama
Vila Pavão
Vila Valério
Comentários