Cachoeiro de Itapemirim em alerta para risco de alagamentos e deslizamentos
Município foi incluído em aviso do Cemaden para essas ocorrências na Região Sudeste do País, válido a partir desta sexta-feira até domingo
Escute essa reportagem
Municípios do Sul do Espírito Santo estão em alerta devido à previsão de chuvas fortes para a região nos próximos dias. Nesta sexta-feira (4), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos de terra em Cachoeiro de Itapemirim, válido a partir desta sexta-feira até domingo (6).
Já o instituto de meteorologia Meteologix informou, na quinta-feira (3), que a cidade de Mimoso do Sul pode registrar um acumulado superior a 300 milímetros de chuva em apenas 36 horas, entre a noite desta sexta a manhã de domingo.
Segundo o Cemaden, há possibilidade moderada de ocorrência de eventos hidrológicos, nesta sexta-feira, em Cachoeiro de Itapemirim e também em cidades do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.
Conforme divulgou o órgão, há previsão de pancadas de chuva com forte intensidade em curto período de tempo, o que favorece a ocorrência de inundações pontuais em córregos urbanos, enxurradas e alagamentos temporários de áreas rebaixadas.
Além disso, também é considerado moderado o risco de movimentos de massa — como deslizamentos de terra e queda de barreiras — em Cachoeiro, além de municípios do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

No fim de semana, no entanto, a situação pode se agravar no município do Sul do Estado. De acordo com o Cemaden, é alta a chance de ocorrência de eventos hidrológicos no sábado e no domingo, devido à previsão de chuvas persistentes ao longo do dia, com possibilidade de pancadas mais intensas em curto período de tempo.
Segundo o órgão, isso favorece a ocorrência de enxurradas e alagamentos temporários de áreas urbanas rebaixadas e inundações em rios de bacias urbanas ou rurais.
Também é alto o risco de ocorrência de movimentos de massa em Cachoeiro de Itapemirim, onde as fortes chuvas podem resultar em deslizamentos, além de quedas de barreiras ao longo de estradas e rodovias.

Defesa Civil de Cachoeiro em alerta para fortes chuvas
Por meio de nota, a Defesa Civil de Cachoeiro de Itapemirim informou que recebeu um alerta de volume expressivo de chuvas para as próximas horas, com previsão de que o fenômeno se estenda até domingo.
Segundo a prefeitura, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC) realizará uma reunião nesta sexta-feira (4), às 14h, com a Defesa Civil Municipal e a Secretaria Municipal de Comunicação de Cachoeiro, para avaliar as condições meteorológicas do Estado para os próximos dias.
Além disso, representantes da Defesa Civil de outros municípios da região Sul, Serrana e Central participarão da reunião, já que as informações discutidas terão impacto nas estratégias de planejamento dessas localidades.
Ainda de acordo com a prefeitura, a Defesa Civil de Cachoeiro, junto com as equipes de outras secretarias municipais, estará de plantão para atender possíveis ocorrências e pede que a todos que fiquem em alerta. Em caso de emergência, a população pode entrar em contato pelo número do plantão 24 horas da Defesa Civil de Cachoeiro: (28) 98814-3497.
Chuva em Mimoso do Sul
Já a cidade de Mimoso do Sul, também na região Sul do Espírito Santo, pode ser a mais atingida pelas fortes chuvas previstas para o Estado nos próximos dias.
De acordo com um mapa divulgado pelo instituto de meteorologia Meteologix, entre a noite desta sexta-feira e a manhã de domingo, o município pode registrar um acumulado superior a 300 mm de chuva em apenas 36 horas.

Outras cidades da região que podem ser impactadas são Bom Jesus do Norte, próxima à divisa com o Rio de Janeiro, e Marataízes, no litoral sul.
Na quinta-feira, a Defesa Civil Estadual emitiu um alerta para todo o Espírito Santo, informando sobre a possibilidade de chuvas intensas, vendavais, alagamentos e descargas elétricas.
O temporal, causado por uma frente fria, deve atingir as regiões Sul, Serrana, Norte e Metropolitana entre sexta-feira (4) e domingo (6).
Alerta laranja para 30 municípios
Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta sexta-feira um alerta laranja de perigo para o risco de chuva forte em 30 municípios do Espírito Santo, localizados nas regiões Sul, Serrana e Caparaó. O aviso meteorológico é válido para esta sexta-feira e sábado (5), até as 23h59.

Segundo o Inmet, nesse período, há chances de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia. Além disso, pode haver ventos intensos, com velocidade variando entre 60 e 100 km/h.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários