X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tempo e Temperatura

Cachoeiro de Itapemirim em alerta para risco de alagamentos e deslizamentos

Município foi incluído em aviso do Cemaden para essas ocorrências na Região Sudeste do País, válido a partir desta sexta-feira até domingo


Ouvir

Escute essa reportagem

Municípios do Sul do Espírito Santo estão em alerta devido à previsão de chuvas fortes para a região nos próximos dias. Nesta sexta-feira (4), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos de terra em Cachoeiro de Itapemirim, válido a partir desta sexta-feira até domingo (6).

Já o instituto de meteorologia Meteologix informou, na quinta-feira (3), que a cidade de Mimoso do Sul pode registrar um acumulado superior a 300 milímetros de chuva em apenas 36 horas, entre a noite desta sexta a manhã de domingo.

Segundo o Cemaden, há possibilidade moderada de ocorrência de eventos hidrológicos, nesta sexta-feira, em Cachoeiro de Itapemirim e também em cidades do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

Conforme divulgou o órgão, há previsão de pancadas de chuva com forte intensidade em curto período de tempo, o que favorece a ocorrência de inundações pontuais em córregos urbanos, enxurradas e alagamentos temporários de áreas rebaixadas.

Além disso, também é considerado moderado o risco de movimentos de massa — como deslizamentos de terra e queda de barreiras — em Cachoeiro, além de municípios do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Imagem ilustrativa da imagem Cachoeiro de Itapemirim em alerta para risco de alagamentos e deslizamentos
Chances de alagamentos, deslizamentos de terra e queda de barreiras nesta sexta-feira |  Foto: CEMADEN

No fim de semana, no entanto, a situação pode se agravar no município do Sul do Estado. De acordo com o Cemaden, é alta a chance de ocorrência de eventos hidrológicos no sábado e no domingo, devido à previsão de chuvas persistentes ao longo do dia, com possibilidade de pancadas mais intensas em curto período de tempo.

Segundo o órgão, isso favorece a ocorrência de enxurradas e alagamentos temporários de áreas urbanas rebaixadas e inundações em rios de bacias urbanas ou rurais.

Também é alto o risco de ocorrência de movimentos de massa em Cachoeiro de Itapemirim, onde as fortes chuvas podem resultar em deslizamentos, além de quedas de barreiras ao longo de estradas e rodovias.

Imagem ilustrativa da imagem Cachoeiro de Itapemirim em alerta para risco de alagamentos e deslizamentos
Chances de alagamentos, deslizamentos de terra e queda de barreiras para este sábado e domingo |  Foto: CEMADEN

Defesa Civil de Cachoeiro em alerta para fortes chuvas

Por meio de nota, a Defesa Civil de Cachoeiro de Itapemirim informou que recebeu um alerta de volume expressivo de chuvas para as próximas horas, com previsão de que o fenômeno se estenda até domingo.

Segundo a prefeitura, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC) realizará uma reunião nesta sexta-feira (4), às 14h, com a Defesa Civil Municipal e a Secretaria Municipal de Comunicação de Cachoeiro, para avaliar as condições meteorológicas do Estado para os próximos dias.

Além disso, representantes da Defesa Civil de outros municípios da região Sul, Serrana e Central participarão da reunião, já que as informações discutidas terão impacto nas estratégias de planejamento dessas localidades.

Ainda de acordo com a prefeitura, a Defesa Civil de Cachoeiro, junto com as equipes de outras secretarias municipais, estará de plantão para atender possíveis ocorrências e pede que a todos que fiquem em alerta. Em caso de emergência, a população pode entrar em contato pelo número do plantão 24 horas da Defesa Civil de Cachoeiro: (28) 98814-3497.

Chuva em Mimoso do Sul

Já a cidade de Mimoso do Sul, também na região Sul do Espírito Santo, pode ser a mais atingida pelas fortes chuvas previstas para o Estado nos próximos dias.

De acordo com um mapa divulgado pelo instituto de meteorologia Meteologix, entre a noite desta sexta-feira e a manhã de domingo, o município pode registrar um acumulado superior a 300 mm de chuva em apenas 36 horas.

Imagem ilustrativa da imagem Cachoeiro de Itapemirim em alerta para risco de alagamentos e deslizamentos
Mapa prevê tempestade com 300mm de chuva em Mimoso do Sul |  Foto: Divulgação

Outras cidades da região que podem ser impactadas são Bom Jesus do Norte, próxima à divisa com o Rio de Janeiro, e Marataízes, no litoral sul.

Na quinta-feira, a Defesa Civil Estadual emitiu um alerta para todo o Espírito Santo, informando sobre a possibilidade de chuvas intensas, vendavais, alagamentos e descargas elétricas.

O temporal, causado por uma frente fria, deve atingir as regiões Sul, Serrana, Norte e Metropolitana entre sexta-feira (4) e domingo (6).

Alerta laranja para 30 municípios

Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta sexta-feira um alerta laranja de perigo para o risco de chuva forte em 30 municípios do Espírito Santo, localizados nas regiões Sul, Serrana e Caparaó. O aviso meteorológico é válido para esta sexta-feira e sábado (5), até as 23h59.

Imagem ilustrativa da imagem Cachoeiro de Itapemirim em alerta para risco de alagamentos e deslizamentos
Alerta laranja foi emitido para 30 municípios do ES |  Foto: Reprodução/Inmet

Segundo o Inmet, nesse período, há chances de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia. Além disso, pode haver ventos intensos, com velocidade variando entre 60 e 100 km/h.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: