Mais de 115 mil cidadãos têm o título de eleitor cancelado pela Justiça Eleitoral
Esse é o número de eleitores do Estado que não votaram e não justificaram ou pagaram multas relativas às três últimas eleições
Escute essa reportagem

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) confirmou que 115.002 eleitores do Estado tiveram seus títulos cancelados.
Segundo o órgão, a medida atingiu aqueles que não votaram, não justificaram a ausência e não pagaram as multas referentes às três últimas eleições.
O prazo para regularização terminou na última segunda-feira. Em nível nacional, o número de títulos cancelados chegou a 5,3 milhões, de acordo com a Justiça Eleitoral.
Ainda segundo o TRE-ES, o cancelamento não será comunicado individualmente, mas o eleitor pode consultar sua situação eleitoral por meio do site do TSE ou do tribunal regional de seu estado.
De acordo com a assistente técnica da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, Silvana Cardoso, um dos fatores que explicam a quantidade expressiva de documentos cancelados no Estado é a tendência dos eleitores de deixarem para regularizar a situação nos últimos dias.
Por diversos motivos, muitos acabam não conseguindo resolver as pendências a tempo.
“É um número muito representativo. 115 mil eleitores é uma grande parcela da população capixaba. Penso que um dos grandes problemas é que muitos deixam para regularizar próximo do fechamento de cadastro, então, cria uma demanda muito grande nos cartórios”, ressaltou.
Segundo Silvana, os eleitores que têm dúvidas sobre a situação do seu título podem fazer a verificação pelo próprio site do TRE-ES.
“Primeiro o eleitor clica na aba ‘Situação Eleitoral’. Quando a pessoa está nessa condição, o site já fala que o título foi cancelado”, explicou.
Caso o documento tenha sido cancelado, é possível pagar a multa diretamente pelo site:
“Ao acessar o portal, o eleitor pode ir até a opção ‘Autoatendimento Eleitoral’. Depois, até ‘Débito Eleitoral’, onde poderá pagar a multa com Pix, cartão ou boleto.”
A multa também pode ser quitada por meio do aplicativo e-Título, disponível nas lojas de aplicativos.
SAIBA MAIS
O que acontece se eu não regularizar meu título eleitoral?
Quem não estiver com o documento regular, é impedido de: participar de concursos públicos; receber salário em emprego público; concorrer em licitações e processos públicos; obter passaporte e carteira de identidade; renovar matrícula em instituição pública de ensino; comprovar quitação de obrigações legais.
O cancelamento será informado individualmente aos eleitores?
Não, o cancelamento não será comunicado individualmente.
Como consultar minha situação e regularizar o título de eleitor?
O eleitor deve começar com a consulta da situação eleitoral pelo site do TSE (https://linkdireto.co/regularizetitulo) ou do TRE-ES (https://www.tre-es.jus.br/). Se o título estiver cancelado, essa informação será exibida diretamente.
Pagar a multa eleitoral, caso exista: Acesse o site do TRE-ES e vá até a opção “Autoatendimento Eleitoral”. Em seguida, clique em “Débito Eleitoral”, onde será possível pagar a multa com Pix, cartão ou boleto.
Outra opção para pagamento da multa é utilizar o aplicativo e-Título, disponível nas lojas de aplicativos.
Qual foi o motivo do cancelamento dos títulos?
Ausência nas três últimas eleições sem justificativa nem pagamento de multa.
O que contribuiu para o número de títulos cancelados?
A tendência dos eleitores deixarem a regularização para os últimos dias, com grande demanda nos cartórios.
Fonte: TRE-ES.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários