X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Judiciário retoma atividades nesta terça-feira (07) após recesso no ES

Durante o período, algumas repartições continuaram funcionando em regime de plantão


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Judiciário retoma atividades nesta terça-feira (07) após recesso no ES
Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES) e outros órgãos da justiça voltam do recesso nesta terça-feira (07) |  Foto: - Divulgação

As atividades do Poder Judiciário voltam hoje em todo o País. Isso inclui o retorno das atividades do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), e Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES).

Os cartórios eleitorais, por exemplo, terão retomado o atendimento normal. No caso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), porém, as sessões de julgamentos, só voltam no próximo dia 21.

Durante o recesso, parte dos órgãos da Justiça funcionaram em regime de plantão, atendendo exclusivamente casos urgentes, como habeas corpus, medidas protetivas e outras demandas que exigem decisão imediata. Os prazos processuais, assim como a realização de audiências e sessões de julgamento, porém, permanecem suspensos até 20 de janeiro, conforme previsto no Código de Processo Civil.

Entretanto, prazos em processos penais e ações específicas previstas na Lei de Locações podem ser retomados antes dessa data.

No caso do Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do próprio CNJ, a suspensão dos prazos processuais se estende até 31 de janeiro, período em que continuam sendo atendidos apenas casos urgentes por meio eletrônico.

No STF, o plantão da presidência foi assumido, no dia 1º de janeiro, pelo ministro Edson Fachin, vice-presidente da Corte, substituindo o presidente, ministro Luís Roberto Barroso, que esteve de plantão entre os dias 20 e 31 de dezembro. O ministro Barroso retomará suas atividades regulares a partir de 20 de janeiro.

Além disso, seis ministros do STF permanecem ativos durante este período: Alexandre de Moraes, André Mendonça, Cristiano Zanin, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Flávio Dino, atuando em decisões de caráter urgente, como liminares e tutelas provisórias de urgência.

Os demais ministros, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Nunes Marques, estão de férias.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: