Governo passa a divulgar agenda oficial de Janja após cobrança por transparência
Ela não tem a obrigação legal de divulgar diariamente uma agenda pública, como autoridades com cargo
Escute essa reportagem
A primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, passará a ter sua agenda de compromissos oficiais divulgadas, após cobranças por maior transparência acerca dos eventos com sua participação.
Nesta terça-feira (4) foi feita em sua conta de Instagram a primeira divulgação da agenda de Janja, com o anúncio de sua participação no Encontro Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) marcado para as 18h.
Ela não tem a obrigação legal de divulgar diariamente uma agenda pública, como autoridades com cargo. Mas essa é a primeira vez que uma primeira-dama despacha diariamente no Palácio do Planalto e participa de reuniões políticas de trabalho do Executivo.
Desde 2023 já existia a cobrança por uma maior transparência em torno de compromissos, participações e declarações de gastos da primeira-dama, cuja presença na agenda oficial do presidente Lula (PT) passou a se intensificar.
Naquele ano, a Folha de S.Paulo levantou via LAI (Lei de Acesso à Informação) que, no período de 1º de janeiro a 28 de junho, a primeira-dama teve 86 compromissos registrados, incluindo reuniões com ministros até encontro com parlamentares e influenciadores.
As omissões e sigilos acerca dos gastos do governo federal com viagens e demais gastos da primeira-dama também são alvo de críticas à gestão e criaram a demanda por uma declaração mais clara das despesas e compromissos.
Comentários