X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Vinicius Castello (PT) surpreende e lidera 1º turno das eleições em Olinda

Candidato do PT supera a favorita Mirella, apoiada pelo prefeito Lupércio, e avança ao segundo turno com 38,75% dos votos válidos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Vinicius Castello (PT) surpreende e lidera 1º turno das eleições em Olinda
Vinicius conseguiu uma façanha em Olinda, unindo a Frente Popular |  Foto: Divulgação

Superando as expectativas e pesquisas de opinião, o candidato do PT à Prefeitura de Olinda, Vinicius Castello, virou a disputa da cidade olindense e ficou em primeiro lugar no 1º turno, superando a candidata do prefeito Lupércio, Mirella (PSD).

Com 100% das urnas apuradas, ele conquistou 38,75% dos votos válidos contra 30,02% de Mirella. Os dois vão para o segundo turno do município que tem o terceiro maior colégio eleitoral do estado, com 300,2 mil eleitores.

A disputa em Olinda foi emocionante para quem acompanhou voto a voto. Mirella e Izabel Urquiza (PL), que terminou o 1º turno com 24,83%, ficaram praticamente empatadas em boa parte da apuração. Vinicius abriu vantagem logo nas primeiras urnas abertas.

Imagem ilustrativa da imagem Vinicius Castello (PT) surpreende e lidera 1º turno das eleições em Olinda
Mirella defendeu a gestão da qual fez parte e conseguiu o segundo lugar no 1º turno, com apoio de Raquel Lyra |  Foto: Divulgação

Márcio Botelho (PP), que é vice de Lupércio e passou todo o mandato brigado com o chefe, teve apenas 4,81% dos votos. Já Antônio Campos (PRTB), registrou apenas 1,51% dos votos enquanto Clécio Basílio (PCO) ficou com 0,08%.

Vinicius Castello chegou a dizer que, em “Olinda, as coisas só eram resolvidas quando alguém morria”. Ele apareceu nas pesquisas em segundo lugar, empatado tecnicamente com Izabel Urquiza.

O petista conseguiu fechar uma frente ampla de apoios políticos importantes, como o de João Campos (PSB), da deputada estadual Gleide Ângelo (PSB) e de nomes como a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos (PCdoB, que já governou a cidade.

Vinicius vestiu a camisa de Lula, mesmo sem receber o presidente em seu palanque. Outros nomes do PT lhe deram suporte, como o senador Humberto Costa (PT) e a senadora Teresa Leitão.

Mirella, por sua vez, não escondeu o palanque e também se posicionou como candidata de Lupércio (PSD), da gestão da qual fez parte. Nos últimos dias do programa eleitoral, ela usou muitas imagens da da governadora Raquel Lyra (PSDB).

Veja abaixo, entrevistas realizadas pela TV Tribuna/Band com Vinicius Castello e Mirella.

“As coisas em Olinda só são resolvidas quando alguém morre”, diz Vinicius Castello

Mirella destacada infraestrutura e segurança como prioridades e para Olinda

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: