Hackers usam games falsos para roubar dados e dinheiro
Jogos famosos, como Minecraft e FIFA, estão sendo utilizados para aplicar golpes. Dados e dinheiro das vítimas são os alvos
Escute essa reportagem
Um relatório produzido pela Kaspersky – software de segurança digital –, mostra que hackers estão utilizando games famosos, como Minecraft, GTA, FIFA e Call Of Duty, para aplicar golpes nos usuários. Entre os alvos dos criminosos, estão dados sigilosos, contas de usuários e até dinheiro das vítimas.
A pesquisa analisou 28 jogos e séries de jogos, para celular e computadores, que estão disponíveis para download ou que serão lançados em plataformas de streaming.
Segundo a Kaspersky, uma das ameaças que os usuários estão mais expostos é o phishing, que é quando o hacker se disfarça com a interface de um jogo. Assim, eles oferecem itens de games, tais como armas, armaduras e acessórios para personagens.
O objetivo dos criminosos é incentivá-los a acessarem a página falsa com dados confidenciais, sejam de contas ou financeiras. O relatório informou também que foram mais de 3 milhões de ataques desse tipo entre julho de 2021 e junho de 2022.

O professor universitário e especialista em Segurança da Informação, João Paulo Chamon, afirma que os hackers podem ter o controle completo do aparelho por meio desses jogos.
“Normalmente, lojas como Google e Apple checam se os jogos fazem mais do que deveriam fazer. Os criminosos dão um passo além. Criam games por meio de tutoriais na internet sem precisar ser programador. Eles pegam o seu aparelho sem você perceber”.
O especialista indica formas de se proteger. “Em aplicativos como WhatsApp e internet banking, é bom colocar verificações com duas etapas para dificultar o acesso”.
Para o especialista em jogos digitais, Elinaldo Azevedo, os usuários de jogos precisam observar nos games as formas de proteger dados.
“Se o jogo tem transação monetária, com carteira de crédito, o jogador tem que saber se o sistema utilizado tem alguma forma de proteger, como token, validação de captcha ou chaves de acesso. Se tiver, é bem mais seguro”.
Elinaldo aconselha aos pais a ficarem atentos. “No Google Play, tem o Family Link que pode ser instalado no celular ou no tablet. Por meio dele, dá para acompanhar todos os jogos que os filhos estão instalando e travar transações financeiras suspeitas”.
Fique Atento
Como evitar ataques de hackers:
- Proteja as suas contas de redes sociais e internet banking com verificação de duas etapas ou vasculhe as configurações da conta.
- Use senhas fortes e diferentes para cada conta. Caso uma delas vaze, as outras continuarão seguras.
- Baixe jogos de lojas oficiais como Google Play, Apple App Store e Steam. Nelas, cada jogo passa por uma triagem para garantir que um aplicativo suspeito não seja publicado.
- Fique de olho no endereço de qualquer site que peça dados de acesso, pois pode ser falso.
- Evite baixar jogos “crackeados” ou qualquer conteúdo ilegal.
- Mantenha seu aparelho atualizado, seja celular ou computador.
Fonte: Kaspersky e especialistas.
Comentários