Dona de ferro-velho é presa e 2,5 toneladas de fio de cobre apreendidas na Serra
Ao todo, cinco pessoas foram conduzidas para a Delegacia
Escute essa reportagem

A proprietária de um Ferro-velho foi presa e cerca de 2,5 toneladas de fios de cobre foram apreendidos na madrugada deste sábado (29), no bairro Bicanga, na Serra. Além dela, quatro homens em situação de rua foram autuados em flagrante.
A ação aconteceu durante a investigação de uma denúncia de que um veículo roubado estaria na região, quando guardas municipais encontraram vasta quantidade de cabos de telefonia acumulados em um local ermo. Algumas pessoas realizavam o corte e a queima dos cabos, para extrair o cobre. Ao averiguar o material , os agentes identificaram sinais de que poderia ser produto de furto ou roubo.
Diante da suspeita, a comandante da Guarda Municipal manteve contato com o titular do 12º Distrito Policial da Polícia Civil, que auxiliou na condução da ocorrência. De posse das informações, o delegado acionou representantes das empresas de telefonia que atuam na Grande Vitória, para identificar o material.
“Alguns representantes foram até o local e confirmaram que aqueles cabos pertenciam às empresas, e foram subtraídos. Com isso, foi realizada uma operação de remoção, para recuperar os cabos que ainda não tinham sido danificados”, relatou o titular do 12º DP, delegado Josafá da Silva.
Cerca de 2,5 toneladas de cabos de cobre foram retirados do local. Cinco pessoas foram conduzidas pela Guarda Municipal para a Delegacia Regional de Serra. A ocorrência ainda está em andamento no plantão da Central de Teleflagrantes.
A secretaria de Defesa Social e vice-prefeita da Serra, Gracimeri Gaviorno, destacou que a Prefeitura da Serra, vem realizando inúmeras operações a fim de coibir esses tipos de crimes no município. “Criamos na Prefeitura uma força tarefa com agentes de várias secretarias, como Defesa Social, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, que atuam diariamente, para coibir qualquer tipo de prática ilegal. Na Serra a tolerância é zero para a ação de criminosos”, frisou a secretária.
Grupo de Trabalho e Denúncias Anônimas
As Forças de Segurança tem trabalhado de forma integrada para combater o furto, roubo e receptação de fios de cobre na Grande Vitória. Em 2024, foi criado o Comitê Permanente Integrado de Repressão aos Furtos e Receptação de Fios de Cobre.
O comitê é coordenado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e reúne representantes das Forças de Segurança que compõem a Sesp, além do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), empresas de telefonia e concessionária de energia elétrica, que passaram a atuar de forma mais integrada e sistêmica.
Também em 2024, o Disque-Denúncia 181 passou a dispor de um canal específico para receber denúncias de furtos e receptação de fios e cabos, inclusive com envio de fotos e vídeos. O ícone está disponível na página inicial do site disquedenuncia181.es.gov.br.
Foram autuados em flagrante delito cinco pessoas, sendo:
- 04 homens em situação de rua que foram autuados no crime de receptação simples. Foi harbitrada fiança, que foi recolhida e os autuados responderão em liberdade.
- 01 mulher, que é proprietária de um Ferro-velho em Vitória. Ela foi autuada pelo crime de receptação qualificada, pelo qual não cabe fiança em sede policial. Ela será encaminhada ao sistema prisional e a investigação seguirá em andamento para identificar possível envolvimento dela com a organização criminosa que praticou os furtos.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários