Aluno é detido com arma no Ifes de Cariacica
Caso aconteceu na última sexta-feira (13)
Escute essa reportagem
Um adolescente foi detido com uma arma e munições dentro do campus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Cariacica, em Itacibá, na última sexta-feira (13). De acordo com informações do Boletim da Polícia Militar, também foram encontradas pichações que faziam referências a massacres ocorridos em outras escolas do País.
A apreensão ocorreu após policiais receberem a denúncia de uma pichação com data referente à sexta-feira 13. Chegando no campus, os militares e representantes do instituto ouviram alunos, que apontaram um adolescente como o possível autor da mensagem. A equipe pedagógica também afirmou que a letra do aluno era similar à da mensagem encontrada.
Ainda segundo o boletim da Polícia Militar, o adolescente foi ouvido por militares e, durante o seu relato, teria mencionado a intenção de realizar um ataque na instituição.
Diante do depoimento, policiais analisaram imagens de câmeras da segurança da instituição e encontraram registros do aluno deixando uma mochila na biblioteca no campus. Dentro dela foram encontrados um revólver calibre .38 carregado com seis munições e outros 34 projéteis.
O adolescente foi encaminhado para a Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle). Procurada, a Polícia Civil informou que o aluno foi autuado por ato infracional análogo ao crime de porte ilegal de arma de fogo e encaminhado ao Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase).
De acordo com pais de alunos, esta não é a primeira ameaça de ataque encontrada no campus e, em outras ocasiões, aulas foram suspensas para garantir a segurança dos estudantes.
Em nota, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) confirmou que o aluno foi identificado e apreendido após investigação em função de frases com conteúdos extremistas escritas em banheiros masculinos do Campus Cariacica.
A gestão do campus encaminhou o caso à Polícia Militar, que monitorou a situação e realizou a investigação.
"No âmbito da instituição, o estudante está em medida cautelar administrativa, com proibição da sua entrada no campus até que seja concluído o processo ético disciplinar, que pode culminar no cancelamento da sua matrícula. O Ifes confia no trabalho das Polícias Militar e Civil e na Justiça para tomar as medidas cabíveis neste caso", diz a nota.
Comentários