Assembleia Legislativa antecipa eleição da Mesa Diretora em um ano
Projeto aprovado pelos parlamentares antecipa as eleições para o biênio 2025-2026, que agora podem ser realizadas ainda este mês
Escute essa reportagem

A Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou nesta terça-feira (7), em primeira discussão, o projeto de de autoria do deputado João de Nadegi (PV), que autoriza antecipar a próxima eleição da Mesa Diretora da Casa.
Pelo regimento interno, a escolha da próxima Mesa Diretora só iria acontecer a partir de dezembro do próximo ano, com o fim o primeiro biênio. O projeto aprovado altera o prazo, para que a eleição aconteça entre 1º de novembro do primeiro ano da legislatura e 1º de fevereiro do terceiro ano da legislatura. Ou seja, permite antecipar em um ano as eleições da Mesa Diretora.

Desta forma, a eleição para o biênio 2025-2026, que deveria acontecer entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, pode ser realizada neste mês de novembro. A matéria foi aprovada por unanimidade na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Casa.
No plenário, o projeto teve 40 votos a favor, unanimidade. A proposta ainda vai passar por uma segunda votação, com o que tudo indica, o mesmo resultado. O presidente atual da Mesa Diretora, Álvaro Porto (PSDB), deve buscar marcar o pleito interno o mais rápido possível para, assim, praticamente garantir a reeleição.
Comentários