Polícia Civil deflagra operação contra organização criminosa em Pernambuco
Ação investiga esquema de peculato e cumpre 17 mandados de busca no Recife, em Paulista e Abreu e Lima
Escute essa reportagem

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, na manhã desta terça-feira (25), a "Operação Together", que em português significa "Juntos", para desarticular uma organização criminosa envolvida em crimes de peculato. A investigação teve início em outubro de 2023.
Foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pela Vara dos Crimes contra a Administração Pública e a Ordem Tributária da Capital. Os mandados foram cumpridos em três municípios: Recife, Paulista e Abreu e Lima.
Embora a Polícia Civil não confirme oficialmente, informações extraoficiais indicam que o foco das investigações seria um possível esquema de rachadinha durante um mandato na Câmara Municipal do Recife.
A operação, que é a oitava de Repressão Qualificada realizada pela Polícia Civil este ano, mobilizou 150 agentes, entre delegados, escrivães e policiais civis. As equipes atuam sob a coordenação do delegado Breno Maia, titular da 1ª Delegacia de Combate à Corrupção (1ª DECCOR), unidade vinculada ao Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO).
As investigações contaram com a análise da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL) e tiveram o suporte operacional do Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE/PCPE).
O CRIME
Peculato é um crime praticado por funcionário público que se apropria ou desvia, em benefício próprio ou de terceiros, bens ou valores que estão sob sua responsabilidade em razão do cargo. Previsto no artigo 312 do Código Penal, o crime prevê pena de reclusão de dois a doze anos, além de multa.
Mais informações ainda hoje
Comentários