X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Destino de "Lázaro de Pernambuco" nas mãos do Júri Popular

Um homem acusado de matar duas jovens será julgado por pessoas comuns.


Imagem ilustrativa da imagem Destino de "Lázaro de Pernambuco" nas mãos do Júri Popular
Lázaro de Pernambuco é registrado como Edson Cândido da Ribeiro. |  Foto: Reprodução da Internet

O apelido "Lázaro de Pernambuco" poderia sugerir uma lembrança positiva, uma mistura de nome bíblico com o do estado pernambucano, historicamente conhecido como o "leão" do Norte. No entanto, na vida real, a história é bem diferente. O apelido foi atribuído a Edson Cândido Ribeiro, 37 anos, devido à demora em localizá-lo, à mobilização policial e aos dias que passou fugindo da polícia.

Ele é réu por ter cometido homicídios brutais, incluindo o de sua ex-companheira, e estupro. A busca por ele se transformou em uma verdadeira "caçada".

O caso é semelhante ao que ocorreu em Goiana, com um homem chamado Lázaro Barbosa. O Lázaro de Pernambuco residia em Glória de Goitá, no interior, a 62 quilômetros do Recife. A população da cidade ficou chocada.

Imagem ilustrativa da imagem Destino de "Lázaro de Pernambuco" nas mãos do Júri Popular
Kauany Mayara Marques da Silva, ex-companheira (à esquerda) e Jailma Muniz da Souza (à direita) |  Foto: Reprodução da Internet

Foi necessário o uso de cães, helicópteros e viaturas policiais para persegui-lo. Sua mãe, uma mulher simples e com formação cristã, chegou a declarar na época que contaria à polícia se soubesse onde ele estava.

"Entregar um filho é doloroso demais, mas numa situação dessas... Jesus, me perdoe, mas eu tenho que falar a verdade e entregá-lo, para evitar o pior", disse.

O homem, no final, se entregou após a intensa busca policial. O acusado em Pernambuco foi preso em 7 de fevereiro de 2022. A jornada de Edson até a prisão, ou "Lázaro de Pernambuco", no entanto, não o conduziu à ressurreição, como na história bíblica. Ele será submetido ao Júri Popular em 27 de novembro.

A informação do julgamento chegou em primeira mão a Moab Augusto, que comanda o Jornal da Tribuna, 1ª edição.

Edson é acusado pelo Ministério Público de Pernambuco de ter cometido homicídios brutais, também na cidade de Glória de Goitá, na Zona da Mata de Pernambuco.

A primeira vítima teria sido a ex-companheira Kauany Mayara Marques da Silva, que tinha 19 anos na época e não desejava mais manter a relação. Ele teria cometido o feminicídio na noite de 29 de janeiro de 2022.

Crimes hediondos
Após o homicídio da ex-companheira (considerado feminicídio), Edson é acusado de despejá-la em um bueiro, onde o corpo foi encontrado em estado de decomposição.

Horas depois, segundo a promotoria, ele teria estuprado e matado outra vítima, Jailma Muniz de Souza, de 18 anos. Jailma foi a primeira a ter o corpo localizado. Uma cena digna de um filme de terror.

O estupro é considerado crime hediondo no Brasil. O feminicídio prevê circunstância qualificadora do crime de homicídio e inclui o feminicídio no rol dos crimes hediondos.

Pessoas comuns

O Júri Popular acontecerá em Glória de Goitá, com Nilzângela Muniz da Silva como assistente de acusação. O destino de Edson está nas mãos de cidadãos sem formação jurídica, pessoas comuns da cidade.

São elas que decidirão, de acordo com a lei, se há elementos suficientes para condenar o réu, conhecido como Lázaro, mas registrado como Édson Cândido Ribeiro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: