Sport x Fortaleza: segurança será reforçada com mais de mil PMs no Nordestão
Jogo será realizado na Ilha do Retiro ainda em clima de tensão após cenas de guerra antes e depois do Clássico das Multidões
Escute essa reportagem
O esquema de segurança para a partida entre Sport e Fortaleza, nesta terça-feira (4), na Ilha do Retiro, será significativamente ampliado. Após as cenas de violência registradas no clássico entre Sport e Santa Cruz, no último sábado (1º), quando houve confronto entre torcedores e um cenário de barbárie fora do Arruda, as autoridades decidiram aumentar o efetivo policial.
Para o duelo pela Copa do Nordeste, 1.072 profissionais estarão mobilizados — um aumento de quase 60% em relação ao clássico pernambucano, que contou com 680 policiais.
A Polícia Militar de Pernambuco empregará 976 agentes no policiamento ostensivo. Dentro do estádio, a segurança será reforçada com 124 policiais do Batalhão de Choque e da CIPCães. Já no entorno e nas principais vias de acesso à Ilha do Retiro, 852 militares estarão atuando sob o comando do 12º BPM.
O reforço na segurança também leva em conta o histórico recente de tensão entre as torcidas. Há quase um ano, membros da Torcida Jovem do Sport atacaram o ônibus do Fortaleza quando a equipe voltava para o hotel após um jogo da Copa do Nordeste.
Além disso, o próprio torneio regional tem ganhado cada vez mais relevância esportiva e mobilizado grandes públicos, o que exige maior atenção das autoridades.
O policiamento será intensificado em estações do metrô e terminais integrados, e equipes motorizadas estarão posicionadas para prevenir tumultos e atos de vandalismo. Toda a operação será monitorada em tempo real pelo Centro Integrado de Controle e Comando Estadual (CICCE).
Além da PM, a ação contará com o apoio de 96 profissionais de órgãos parceiros, reforçando a segurança e garantindo que os torcedores possam acompanhar a partida com mais tranquilidade.
Torcedores do Sport terão biometria para acesso ao jogo contra Fortaleza
Na partida entre Sport e Fortaleza, nesta terça-feira (4), os torcedores que quiserem acessar a arquibancada do placar da Ilha do Retiro deverão passar por um processo de biometria com reconhecimento facial. A exigência será válida apenas para o setor da arquibancada do placar, que tem capacidade para cerca de 2.500 pessoas.
O vice-presidente de Inovação e Tecnologia do Esporte Clube do Recife, João Marcelo Barros, explicou que o processo de biometria faz parte de uma iniciativa para modernizar o controle de entrada dos torcedores no estádio. “Até o dia 1º de março, vamos implementar o reconhecimento facial em todo o estádio, conforme determina o Tribunal de Justiça de Pernambuco", afirmou.
Este sistema faz parte do compromisso firmado pelo clube para garantir maior segurança e controle nas partidas. A promessa de implantação da biometria em todos os setores da Ilha do Retiro foi uma exigência do TJPE.
A expectativa é que, até a data estipulada, todos os torcedores do estádio passem a utilizar o sistema de reconhecimento facial para acesso, seguindo as orientações de segurança determinadas pela Justiça.
O jogo, que começa às 21h30, promete ser um grande desafio na Copa do Nordeste, e a inovação tecnológica estará a serviço da segurança dos torcedores.
Comentários