X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esporte Pernambuco

Sábado com quatro jogos decisivos pelo Campeonato Pernambucano

Petrolina e Sport, Decisão e Náutico, Maguary e Santa Cruz, Jaguar e Afogados se enfrentam no mesmo horário: 16h30


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Sábado com quatro jogos decisivos pelo Campeonato Pernambucano
Times disputam a última rodada da primeira fase do Campeonato Pernambucano |  Foto: Divulgação/Rafael |Vieira/FPF

Petrolina e Sport

Entram em campo neste sábado (22), às 16h30, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Pernambucano. A Fera Sertaneja está rebaixada para Série A2 do Estadual, enquanto para o Leão vale a manutenção na 4ª posição na tabela. E

Na lanterna da competição, o Petrolina ainda não venceu em 2025. Foram 3 empates e 5 derrotas nos jogos que disputou, além do pior ataque do Pernambucano que só balançou às redes em três oportunidades. Uma vitória neste último jogo pode tirar o time sertanejo da última colocação geral.

O Sport está em 4º lugar com 12 pontos e não alcança mais o Maguary, uma posição acima, com 16. De qualquer forma, o time rubro-negro só depende de si para assegurar sua colocação, pois ainda pode ser ultrapassado por Retrô e também o Decisão. No estadual, o Leão perdeu na última vez que entrou em campo, contra o Náutico, na Ilha do Retiro. Desta forma, o Sport está classificado para segunda fase do Pernambucano, mas ainda sem colocação assegurada. Em 4º lugar, o time faz o jogo das quartas de final com seu mando de campo, se ficar em 5º ou 6º, será visitante já na fase seguinte.

Decisão e Náutico

Entram em campo no Odilon Ferreira, em Sertânia, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Pernambucano.. O jogo também será às 16h30. Para o time da casa, vale a classificação à segunda fase, enquanto o Timbu quer se garantir entre os dois primeiros colocados para avançar direto às semifinais.

Com 10 pontos na 6ª colocação, o Decisão já garantiu sua permanência na elite do Estadual, mas não a vaga na segunda fase, pois ainda pode ser ultrapassado pelo Jaguar, que enfrenta o já rebaixado Afogados. O Bode só depende de uma vitória para garantir a classificação à fase seguinte, e, pode até subir duas posições em caso de derrota do Retrô ou Sport. Em caso de derrota ou empate, a equipe de Sertânia torce por um tropeço do Jaguar.

O Náutico está na vice-liderança com 16 pontos, três atrás do Santa Cruz. Uma vitória garante o Timbu pelo menos em 2º lugar, e pode até assumir a liderança se a Cobra Coral foi derrotada pelo Maguary, porém, ainda existe uma diferença de três gols no saldo.

Maguary e Santa Cruz

A 9ª e última rodada da primeira fase do Campeonato Pernambucano reserva um confronto decisivo entre Maguary e Santa Cruz, neste sábado (22), às 16h30, na Arena de Pernambuco. As duas equipes já estão classificadas para a próxima fase, mas ainda lutam por uma posição privilegiada na tabela.

O Santa Cruz, líder com 19 pontos, depende de um simples empate para garantir a primeira colocação geral, o que lhe daria a vaga para a semifinal e uma vaga direta na Copa do Brasil 2026. O Tricolor vem embalado pela vitória por 2x1 sobre o Central, no Arruda, e busca encerrar a primeira fase com autoridade.

O Maguary, atual 3º colocado com 16 pontos, ainda sonha com um salto na tabela. Para ser líder, o time de Bonito precisa vencer e tirar uma diferença de sete gols no saldo em relação ao Santa Cruz e torcer por um tropeço do Náutico.

Caso a vitória do Azulão não seja tão elástica, ainda há a possibilidade de alcançar a vice-liderança. Para isso, o Maguary precisa vencer e torcer para que o Náutico não vença contra o Decisão, em Sertânia. Se o duelo contra o Santa terminar empatado, a equipe de Bonito só assume a segunda posição em caso de derrota do Timbu.

Jaguar e Afogados

O Jaguar enfrenta o Afogados, neste sábado (22), às 16h30, no Arruda, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Pernambucano. O time de Jaboatão depende apenas de si para garantir a permanência na elite do futebol estadual, e ao mesmo tempo, uma vitória pode classificá-lo para 2ª fase. A Coruja está matematicamente rebaixada. 

O Jaguar entra em campo na 7ª posição com 8 pontos, dois a mais que o Central (8º) e dois a menos que o Decisão (6º). Em caso de vitória, a equipe de Jaboatão se garante na elite e torce para o Bode do Moxotó não vencer o Náutico, em Sertânia. Neste cenário, o Jaguar além de garantir sua vaga na primeira divisão do ano que vem, pula para 6º e avança à próxima fase do Estadual.

Em caso de empate ou derrota, o Jaguar será rebaixado caso o Central vença o Retrô, em Caruaru. Os clubes podem até terminar empatados em números de pontos, porém, a Patativa leva a melhor no critério de desempate.

Fonte: Federação Pernambucana de Futebol

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: