Sábado com quatro jogos decisivos pelo Campeonato Pernambucano
Petrolina e Sport, Decisão e Náutico, Maguary e Santa Cruz, Jaguar e Afogados se enfrentam no mesmo horário: 16h30
Escute essa reportagem

Petrolina e Sport
Entram em campo neste sábado (22), às 16h30, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Pernambucano. A Fera Sertaneja está rebaixada para Série A2 do Estadual, enquanto para o Leão vale a manutenção na 4ª posição na tabela. E
Na lanterna da competição, o Petrolina ainda não venceu em 2025. Foram 3 empates e 5 derrotas nos jogos que disputou, além do pior ataque do Pernambucano que só balançou às redes em três oportunidades. Uma vitória neste último jogo pode tirar o time sertanejo da última colocação geral.
O Sport está em 4º lugar com 12 pontos e não alcança mais o Maguary, uma posição acima, com 16. De qualquer forma, o time rubro-negro só depende de si para assegurar sua colocação, pois ainda pode ser ultrapassado por Retrô e também o Decisão. No estadual, o Leão perdeu na última vez que entrou em campo, contra o Náutico, na Ilha do Retiro. Desta forma, o Sport está classificado para segunda fase do Pernambucano, mas ainda sem colocação assegurada. Em 4º lugar, o time faz o jogo das quartas de final com seu mando de campo, se ficar em 5º ou 6º, será visitante já na fase seguinte.
Decisão e Náutico
Entram em campo no Odilon Ferreira, em Sertânia, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Pernambucano.. O jogo também será às 16h30. Para o time da casa, vale a classificação à segunda fase, enquanto o Timbu quer se garantir entre os dois primeiros colocados para avançar direto às semifinais.
Com 10 pontos na 6ª colocação, o Decisão já garantiu sua permanência na elite do Estadual, mas não a vaga na segunda fase, pois ainda pode ser ultrapassado pelo Jaguar, que enfrenta o já rebaixado Afogados. O Bode só depende de uma vitória para garantir a classificação à fase seguinte, e, pode até subir duas posições em caso de derrota do Retrô ou Sport. Em caso de derrota ou empate, a equipe de Sertânia torce por um tropeço do Jaguar.
O Náutico está na vice-liderança com 16 pontos, três atrás do Santa Cruz. Uma vitória garante o Timbu pelo menos em 2º lugar, e pode até assumir a liderança se a Cobra Coral foi derrotada pelo Maguary, porém, ainda existe uma diferença de três gols no saldo.
Maguary e Santa Cruz
A 9ª e última rodada da primeira fase do Campeonato Pernambucano reserva um confronto decisivo entre Maguary e Santa Cruz, neste sábado (22), às 16h30, na Arena de Pernambuco. As duas equipes já estão classificadas para a próxima fase, mas ainda lutam por uma posição privilegiada na tabela.
O Santa Cruz, líder com 19 pontos, depende de um simples empate para garantir a primeira colocação geral, o que lhe daria a vaga para a semifinal e uma vaga direta na Copa do Brasil 2026. O Tricolor vem embalado pela vitória por 2x1 sobre o Central, no Arruda, e busca encerrar a primeira fase com autoridade.
O Maguary, atual 3º colocado com 16 pontos, ainda sonha com um salto na tabela. Para ser líder, o time de Bonito precisa vencer e tirar uma diferença de sete gols no saldo em relação ao Santa Cruz e torcer por um tropeço do Náutico.
Caso a vitória do Azulão não seja tão elástica, ainda há a possibilidade de alcançar a vice-liderança. Para isso, o Maguary precisa vencer e torcer para que o Náutico não vença contra o Decisão, em Sertânia. Se o duelo contra o Santa terminar empatado, a equipe de Bonito só assume a segunda posição em caso de derrota do Timbu.
Jaguar e Afogados
O Jaguar enfrenta o Afogados, neste sábado (22), às 16h30, no Arruda, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Pernambucano. O time de Jaboatão depende apenas de si para garantir a permanência na elite do futebol estadual, e ao mesmo tempo, uma vitória pode classificá-lo para 2ª fase. A Coruja está matematicamente rebaixada.
O Jaguar entra em campo na 7ª posição com 8 pontos, dois a mais que o Central (8º) e dois a menos que o Decisão (6º). Em caso de vitória, a equipe de Jaboatão se garante na elite e torce para o Bode do Moxotó não vencer o Náutico, em Sertânia. Neste cenário, o Jaguar além de garantir sua vaga na primeira divisão do ano que vem, pula para 6º e avança à próxima fase do Estadual.
Em caso de empate ou derrota, o Jaguar será rebaixado caso o Central vença o Retrô, em Caruaru. Os clubes podem até terminar empatados em números de pontos, porém, a Patativa leva a melhor no critério de desempate.
Fonte: Federação Pernambucana de Futebol
Comentários