Gol anulado salva o Sport de derrota, mas time pernambucano continua na lanterna
Veja lance polêmico da arbitragem que impede derrota do Leão dentro de casa
Escute essa reportagem

O Sport poderia ter saído com a lanterna mais iluminada em sua partida contra o Fortaleza, neste sábado (26), na Ilha do Retiro. O jogo terminou sem gols, em 0 a 0, mas o empate teve gosto amargo de derrota.
O clube rubro-negro está há seis jogos sem saber o que é uma vitória. Na vigésima colocação do Campeonato Brasileiro.
O mais grave é que o Leão poderia ter saído com um resultado bem pior caso o gol do Fortaleza tivesse sido validado. (Veja vídeos abaixo)
A arbitragem, que cometeu vários erros, deixou de assinalar o gol para o time cearense no segundo tempo.
Crítico de juízes em três partidas anteriores, desta vez, foi o time pernambucano que se beneficiou.
A câmera posicionada atrás da barra e as imagens da lateral esquerda, ambas mostradas pelo Premiere, mostraram que a bola ultrapassou a linha do gol.
"A minha impressão, no momento em que a bola toca no solo, é de gol, que a bola passou completamente", destacou o comentarista de arbitragem PC Oliveira, na transmissão do Premiere.
O empate manteve o Sport na lanterna do Campeonato Brasileiro, e a pressão sobre o técnico Pepa aumenta a cada rodada.
Na vigésima colocação, o Leão soma apenas 2 pontos. O penúltimo colocado, o Grêmio, tem 4 pontos. Já o Fortaleza, na 14ª posição, acumula 6.
Na próxima rodada da Série A, o Fortaleza enfrentará o São Paulo, no Estádio Morumbi, na sexta-feira (2 de maio), enquanto o Sport jogará contra o Fluminense no sábado (3), às 18h, no Maracanã.
O JOGO
No primeiro tempo, com o esquema 4-3-3 montado pelo técnico Pepa, o time leonino dominou o jogo e saiu melhor do que o Fortaleza.
Construiu boas jogadas, de forma mais organizada. Contudo, voltou a cometer erros que arrepiam os torcedores rubro-negros neste retorno à Série A: os erros nas finalizações.
O atacante Carlos Alberto conseguiu duas boas oportunidades de gol, mas esbarrou no goleiro João Ricardo. O meia Lucas Lima também chutou com perigo duas vezes, mas a bola insistiu em não entrar.
O Fortaleza ofereceu menos perigo ao Leão, mas finalizou duas vezes com Pikachu e Lucera. O Sport saiu de campo sob vaias da torcida.
O VAR QUE AGORA ERRA
O jogador leonino Lucas Lima teve outra chance de fazer um gol aos 3 minutos do segundo tempo, mas a bola parou nas mãos do goleiro do Fortaleza. Até os 8 minutos da etapa complementar, a partida permaneceu morna. Lucas Lima chutou de fora da área aos 12 minutos, mas não teve sucesso.
O lance mais polêmico do jogo ocorreu aos 29 minutos do segundo tempo. Pikachu deu um chutão de fora da área, a bola bateu na parte de cima da trave e pareceu entrar para quem assistia a partida.
O juiz seguiu o jogo quando a bola quicou para frente, mas depois precisou parar a partida para acionar o VAR aos 30 minutos. Jogadores do Leão cearense protestaram dentro e fora do campo.
Foi quando a imagem ficou nítida para os torcedores, mostrando a bola entrar pouco depois da linha do gol. Contudo, aos 37 minutos, o árbitro anulou o que pareceu ser um gol legítimo.
NA DÚVIDA
Na dúvida, o que prevaleceu foi a decisão tomada dentro de campo pelo juiz Matheus Delgado Candançan (Fifa). O quarto árbitro chegou a dizer, no desenrolar do jogo, por volta dos 45 minutos, que não teve imagens suficientes para definir se a bola entrou ou não.
"Quando não há 100%, não se pode validar um gol daqueles", disse o técnico Pepa ao final do jogo. O treinador, que não havia sido demitido até a atualização desta matéria, apesar da críticas da torcida, frisou acreditar "cegamente" no grupo com o qual trabalha. "Confio 100% no grupo".
Já o treinador do Fortaleza, Juan Pablo Vojvoda, disse não ser possível que, num campeonato de Série A, com VAR, exista gol inconclusivo. "Ou é gol ou não é gol", reclamou.
O Fortaleza também se pronunciou. Veja o vídeo e texto abaixo.
https://tribunaonline.com.br/esportes/veja-lance-polemico-em-que-juiz-anula-gol-do-fortaleza-contra-o-sport-apos-8-minutos-no-var-238517?home=pernambuco
O TEMPO EXTRA
No tempo complementar da partida polêmica, o Sport ainda impôs perigo num chute de BarLetTa, mas o zagueiro Mancuzo impediu a jogada.
Após o tempo regulamentar, os leoninos tentaram cravar um pênalti na área do Fortaleza e o lateral artilheiro, Pikachu, voltou a incomodar o clube leonino, mas a partida terminou em 0 a 0.
Importante destacar, aqui, que Pikachu já fez sete gols em confrontos com o clube pernambucano. O árbitro estendeu o jogo até os 57 minutos. Com toda tecnologia da Série A, nem o VAR está resolvendo os erros de arbitragem que só se acumulam.
FICHA TÉCNICA
Sport 0
Caíque França; Hereda, João Silva, Chico e Igor Cariús (Lenny Lobato); Zé Lucas, Du Queiroz (Titi Ortíz) e Lucas Lima; Chrystian Barletta, Carlos Alberto (Atencio) e Gonçalo Paciência (Arthur Sousa). Técnico: Pepa.
Fortaleza 0
João Ricardo; Tinga, Kuscevic, Titi e Diogo Barbosa (Mancuso); Bruninho (Zé Welison), Lucas Sasha e Matheus Rossetto (Pol Fernández); Yago Pikachu, Breno Lopes (Kervin Andrade) e Lucero (Deyverson). Técnico: Vojvoda.
Local: Ilha do Retiro (Recife/PE)
Horário: 20h
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Daniel Paulo Ziolli (ambos de SP)
VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)
Cartões amarelos: Lucero, Breno Lopes, Titi e Kervin Andrade (FOR)
Cartão vermelho: Titi (FOR)
Público: 13.515
Renda: R$ 455.975,00.
Comentários