X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esporte Pernambuco

Campeonato Pernambucano 2025 começa neste final de semana. Veja os jogos

Serão quatro partidas no sábado (11) e uma no domingo (12)


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Campeonato Pernambucano 2025 começa neste final de semana. Veja os jogos
Decisão x Santa Cruz será o jogo de abertura do Pernambucano 2025 |  Foto: Rafael Vieira/FPF

Este final de semana começa a edição número 111 do Campeonato Pernambucano Série A1. Serão quatro jogos no sábado (11) e um no domingo (12). O jogo de abertura será entre Decisão x Santa Cruz, neste sábado (11), às 16h, no estádio Odilon Ferreira, em Sertânia. 

O Decisão está de volta à elite do futebol pernambucano. No ano passado, o Bode do Moxotó foi vice-campeão da Série A2, sendo derrotado na final contra o Jaguar. A equipe não atuava na primeira divisão do Estadual desde 2020, quando ainda pertencia ao município de Bonito.

O Santa Cruz busca conquistar o Pernambucano pela 30ª vez na história. O último título da Cobra Coral aconteceu em 2016. No ano passado, o tricolor chegou até a semifinal da competição, quando foi eliminado nos pênaltis para o Sport.

A última vez que Decisão e Santa se enfrentaram foi no dia 15 de março de 2020, quando a Cobra Coral venceu no Arruda por 2x1. Na ocasião, os gols do tricolor foram de Jeremias e Fabiano, enquanto Aruá marcou para o Bode.

Náutico e Petrolina estreiam no Campeonato Pernambucano também neste sábado (11), às 16h30, nos Aflitos. No ano passado, o Timbu foi o vice-campeão estadual, enquanto a Fera Sertaneja terminou em 8º lugar na primeira fase.

Neste ano, o Náutico vai em busca do seu 25º título Pernambucano. O time alvirrubro chegou a ser bicampeão em 2021 e 2022, mas não repetiu a dose nas duas últimas temporadas. O Petrolina em 2023 conseguiu sua melhor campanha na história da competição, quando terminou na quarta posição, eliminado na semifinal.

Em 2024, Náutico e Petrolina também se enfrentaram nos Aflitos, no dia 31 de janeiro. O Timbu saiu vencedor pelo placar de 1x0 com gol anotado por Ray Vanegas.

Na rodada seguinte o Náutico enfrenta o Jaguar, também nos Aflitos, enquanto o Petrolina vai encarar o Santa Cruz, no Arruda. Os jogos acontecerão nos dias 15 e 16 de janeiro, respectivamente.

Ainda neste sábado (11), às 18h30, Afogados e Sport medem forças no estádio Vianão, em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Estado. O Afogados chegou até à segunda fase no Campeonato Pernambucano no ano passado. A Coruja foi eliminada diante do Náutico, nos Aflitos. A melhor campanha da equipe sertaneja aconteceu em 2019, quando chegou até às semifinais. Nesta temporada, o clube será comandando pelo técnico Alexandre Lima.

Já o Sport é o atual bicampeão da competição. O time rubro-negro venceu a competição em 2023 e 2024 e busca neste ano seu 45º título na história do Estadual. A equipe começará a competição com um elenco jovem, montado por atletas que vinham atuando no Sub20 do clube.

No ano passado, Sport e Afogados se enfrentaram uma vez, no dia 29 de janeiro com vitória leonina. Na Arena de Pernambuco, os atuais bicampeões venceram por 2x0 com gols de Pedro Vilhena e Zé Roberto.

A bola vai rolar no Estádio Luiz Lacerda, em Caruaru, no sábado (11), às 20h30, para o confronto entre Central e Jaguar, válido pela primeira rodada do Campeonato Pernambucano. 

No último Pernambucano, o Central alcançou as quartas de final. O técnico Rafael Jaques é o comandante da equipe. Ex-atacante, ele tem boas lembranças de Pernambuco, onde conquistou o estadual e a Copa do Nordeste em 2000, vestindo a camisa do Sport. Como treinador, acumulou passagens por clubes como Sergipe, Caxias e Remo.

Recém-promovido à Série A1, o Jaguar, de Jaboatão dos Guararapes, chega com a missão de surpreender na estreia no campeonato. Campeão da Série A2 em 2024, o clube aposta em um elenco mesclado entre jovens promessas e atletas experientes. Sob o comando do experiente técnico Pedro Manta, de 61 anos, conhecido como "Rei do Acesso", o Jaguar pretende surpreender. Manta soma passagens por diversos clubes pernambucanos, como Afogados, Retrô e Salgueiro, e chega com a responsabilidade de liderar o caçula no estadual.

DOMINGO

Retrô e Maguary estreiam no Campeonato Pernambucano neste domingo (12), às 17h, na Arena de Pernambuco. Será o jogo que complementa a primeira rodada do Estadual. No ano passado, o Retrô chegou até à semifinal do Pernambucano, quando foi eliminado nos pênaltis para o Náutico. A Fênix de Camaragibe conquistou a Série D no ano passado e vai disputar pela primeira vez a terceira divisão nacional. No estadual, o time acumula dois vice-campeonatos, em 2022 e 2023.

O Maguary disputa pela terceira vez consecutiva à elite do futebol pernambucano. Nos anos anteriores, o clube conquistou a permanência, mas não avançou de fase. As equipes se enfrentaram no ano passado no dia 08 de fevereiro e empataram sem gols na própria Arena de Pernambuco.

Fonte: Federação Pernambucana de Futebol

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: