Campeonato Pernambucano 2025 começa neste final de semana. Veja os jogos
Serão quatro partidas no sábado (11) e uma no domingo (12)
Escute essa reportagem
Este final de semana começa a edição número 111 do Campeonato Pernambucano Série A1. Serão quatro jogos no sábado (11) e um no domingo (12). O jogo de abertura será entre Decisão x Santa Cruz, neste sábado (11), às 16h, no estádio Odilon Ferreira, em Sertânia.
O Decisão está de volta à elite do futebol pernambucano. No ano passado, o Bode do Moxotó foi vice-campeão da Série A2, sendo derrotado na final contra o Jaguar. A equipe não atuava na primeira divisão do Estadual desde 2020, quando ainda pertencia ao município de Bonito.
O Santa Cruz busca conquistar o Pernambucano pela 30ª vez na história. O último título da Cobra Coral aconteceu em 2016. No ano passado, o tricolor chegou até a semifinal da competição, quando foi eliminado nos pênaltis para o Sport.
A última vez que Decisão e Santa se enfrentaram foi no dia 15 de março de 2020, quando a Cobra Coral venceu no Arruda por 2x1. Na ocasião, os gols do tricolor foram de Jeremias e Fabiano, enquanto Aruá marcou para o Bode.
Náutico e Petrolina estreiam no Campeonato Pernambucano também neste sábado (11), às 16h30, nos Aflitos. No ano passado, o Timbu foi o vice-campeão estadual, enquanto a Fera Sertaneja terminou em 8º lugar na primeira fase.
Neste ano, o Náutico vai em busca do seu 25º título Pernambucano. O time alvirrubro chegou a ser bicampeão em 2021 e 2022, mas não repetiu a dose nas duas últimas temporadas. O Petrolina em 2023 conseguiu sua melhor campanha na história da competição, quando terminou na quarta posição, eliminado na semifinal.
Em 2024, Náutico e Petrolina também se enfrentaram nos Aflitos, no dia 31 de janeiro. O Timbu saiu vencedor pelo placar de 1x0 com gol anotado por Ray Vanegas.
Na rodada seguinte o Náutico enfrenta o Jaguar, também nos Aflitos, enquanto o Petrolina vai encarar o Santa Cruz, no Arruda. Os jogos acontecerão nos dias 15 e 16 de janeiro, respectivamente.
Ainda neste sábado (11), às 18h30, Afogados e Sport medem forças no estádio Vianão, em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Estado. O Afogados chegou até à segunda fase no Campeonato Pernambucano no ano passado. A Coruja foi eliminada diante do Náutico, nos Aflitos. A melhor campanha da equipe sertaneja aconteceu em 2019, quando chegou até às semifinais. Nesta temporada, o clube será comandando pelo técnico Alexandre Lima.
Já o Sport é o atual bicampeão da competição. O time rubro-negro venceu a competição em 2023 e 2024 e busca neste ano seu 45º título na história do Estadual. A equipe começará a competição com um elenco jovem, montado por atletas que vinham atuando no Sub20 do clube.
No ano passado, Sport e Afogados se enfrentaram uma vez, no dia 29 de janeiro com vitória leonina. Na Arena de Pernambuco, os atuais bicampeões venceram por 2x0 com gols de Pedro Vilhena e Zé Roberto.
A bola vai rolar no Estádio Luiz Lacerda, em Caruaru, no sábado (11), às 20h30, para o confronto entre Central e Jaguar, válido pela primeira rodada do Campeonato Pernambucano.
No último Pernambucano, o Central alcançou as quartas de final. O técnico Rafael Jaques é o comandante da equipe. Ex-atacante, ele tem boas lembranças de Pernambuco, onde conquistou o estadual e a Copa do Nordeste em 2000, vestindo a camisa do Sport. Como treinador, acumulou passagens por clubes como Sergipe, Caxias e Remo.
Recém-promovido à Série A1, o Jaguar, de Jaboatão dos Guararapes, chega com a missão de surpreender na estreia no campeonato. Campeão da Série A2 em 2024, o clube aposta em um elenco mesclado entre jovens promessas e atletas experientes. Sob o comando do experiente técnico Pedro Manta, de 61 anos, conhecido como "Rei do Acesso", o Jaguar pretende surpreender. Manta soma passagens por diversos clubes pernambucanos, como Afogados, Retrô e Salgueiro, e chega com a responsabilidade de liderar o caçula no estadual.
DOMINGO
Retrô e Maguary estreiam no Campeonato Pernambucano neste domingo (12), às 17h, na Arena de Pernambuco. Será o jogo que complementa a primeira rodada do Estadual. No ano passado, o Retrô chegou até à semifinal do Pernambucano, quando foi eliminado nos pênaltis para o Náutico. A Fênix de Camaragibe conquistou a Série D no ano passado e vai disputar pela primeira vez a terceira divisão nacional. No estadual, o time acumula dois vice-campeonatos, em 2022 e 2023.
O Maguary disputa pela terceira vez consecutiva à elite do futebol pernambucano. Nos anos anteriores, o clube conquistou a permanência, mas não avançou de fase. As equipes se enfrentaram no ano passado no dia 08 de fevereiro e empataram sem gols na própria Arena de Pernambuco.
Fonte: Federação Pernambucana de Futebol
Comentários