X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

Vai dar praia? Veja horários mais seguros para o banho de mar no feriadão

Comitê Estadual de Monitoramento dos Incidentes com Tubarões orienta a população sobre condições mais seguras para curtir o litoral do Grande Recife


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Vai dar praia? Veja horários mais seguros para o banho de mar no feriadão
Observar os horários das marés e evitar áreas proibidas são algumas das dicas |  Foto: Divulgação/Cemit

Nesta quarta-feira (15), o feriado da Proclamação da República chega com Lua Nova, período conhecido como marés de sizígia (ou marés vivas), caracterizado por picos de marés muito altas e muito baixas.

Para garantir um banho de mar seguro, o Comitê Estadual de Monitoramento dos Incidentes com Tubarões (Cemit) está divulgando orientações a população sobre os horários mais indicados e condições mais seguras para entrar na água para evitar incidentes com animais marinhos.

BANHO DE MAR PELA MANHÃ

"Logo no início do dia, por volta das 5h e 6h da manhã, a altura da maré vai chegar a 2,3 metros, não sendo indicado o banho de mar em nenhum trecho de praia dos 33 km que vai da Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, até a Praia do Farol, em Olinda.

Já no fim da manhã, por volta das 10h53, a maré vai estar baixa, com 0.4 metros, sendo o período mais indicado para entrar na água, desde que seja em um trecho protegido por recifes", ressalta a secretária executiva do Cemit e a gerente geral de Áreas Costeiras e Oceânicas da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE), Danise Alves.

Nos trechos onde o mar é aberto, ou seja, sem a proteção dos recifes, é desaconselhável o banho de mar a qualquer hora do dia ou do nível da maré. Além disso, é importante ter atenção às correntezas, que estarão mais fortes durante as marés altas.

A orientação do Cemit é procurar os pontos da praia onde há formação de piscinas naturais protegidas por recifes, caso a pessoa deseje entrar no mar. Outra sugestão para se refrescar são os chuveirões que ficam espalhados por alguns trechos da orla da RMR.

O Cemit orienta também que a população evite entrar na água nas seguintes condições:

• Em áreas com placas de advertência de riscos de incidentes com tubarões;

• Em áreas sem proteção dos recifes, ou seja, sem formação de piscinas naturais;

• No início da manhã ou fim da tarde, pois os tubarões são mais ativos nesses períodos;

• Se estiver com algum tipo de ferida ou sangramento, pois fluidos sanguíneos podem ativar o olfato dos animais;

• Durante períodos chuvosos, que aumentam a turbidez da água, fazendo com que os animais não diferenciem bem suas presas e/ou possam se chocar com humanos;

• Em locais próximos às desembocaduras de rios, pois esses cursos d’água deságuam grandes quantidades de sedimentos e matéria orgânica no mar. Essas regiões também podem ser utilizadas como berçários para algumas espécies de tubarões;

• Durante as marés altas, especialmente nas luas cheia e nova, quando a água do mar tende a atingir picos de altura, sendo desaconselhável o banho de mar em qualquer trecho;

• Se tiver consumido bebida alcoólica;

• Se estiver sozinho(a);

• Se possuir objetivos brilhantes ou chamativos, que podem aguçar os sentidos dos animais.

EVITE LOCAIS PROIBIDOS

Um trecho de 33 km, entre a Praia do Farol, em Olinda, até os coqueirais da Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, é considerado um trecho de atenção para banhistas, que devem seguir as orientações dadas pelo Comitê. Segundo o Decreto estadual 21.402/1999, nesta área é proibida a prática de atividades náuticas.

A proibição para banho ocorre em um único ponto, em um trecho de 2,2 km da Praia de Piedade, entre a Igrejinha de Piedade e o Hotel Barramares, localizado ao lado do Hospital da Aeronáutica. Essa proibição foi estabelecida por decreto municipal de Jaboatão dos Guararapes.

Confira os horários das marés durante o Feriado de 15 de Novembro:

Dia 15/11 (quarta-feira)

04h47 – 2.3m

10h53 – 0.4m

17h00 – 2.3m

23h13 – 0.3m

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: