X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

“Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina” prorroga temporada até 20 de outubro

É a última chance de visitar no RioMar Recife a mostra, que traz as principais obras do gênio renascentista


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem “Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina” prorroga temporada até 20 de outubro
|  Foto: Divulgação

A maior exposição imersiva já realizada no Brasil sobre as incríveis criações de Michelangelo oferece nova e última chance de visitação. A temporada no RioMar Recife foi prorrogada até 20 de outubro, com ingressos a partir de R$ 30. Na capital pernambucana, segunda cidade do País a receber o evento, a mostra “Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina” promove a experiência de entrar na Capela por meio de uma reprodução animada das paredes e teto, com escala semelhante à original, além de deixar o público cara a cara com representações de algumas das mais importantes obras artísticas da humanidade.

Em mais de mil metros quadrados no piso L3 do mall, estão 15 salas contendo réplicas de obras, manuscritos, desenhos e esculturas em tamanho real, incluindo uma novidade exclusiva e diferente da temporada do ano passado no MIS Experience (SP), onde fez sua estreia: um ambiente imersivo dedicado à famosa "Pietà", escultura que representa a Virgem Maria segurando seu filho Jesus nos braços.

Na contagem regressiva para os 550 anos de um dos maiores artistas de todos os tempos, a reprodução gigante da Capela Sistina proporciona uma experiência inédita. A sala dedicada à imersão com a projeção conta com recursos de alta tecnologia de animação e sonorização, promovendo um mergulho dos visitantes nas obras de Michelangelo. Detalhes sobre cada grupo de afrescos criados pelo pintor renascentista italiano compõem a experiência. Afora a sala de imersão, a mostra conta com espaços dedicados à arquitetura, história e curiosidades da Capela Sistina. Há uma seção dedicada ao Conclave, reunião dos cardeais para escolher um novo Papa, assim como a réplica da chave da Capela Sistina, trazida diretamente do Vaticano.

AMBIENTAÇÃO

Os conteúdos dos ambientes, elaborados pelo curador da exposição, o professor e historiador da arte Luiz Cesar Marques Filho, trazem informações sobre a construção da Capela, suas tradições e seu uso pelo Vaticano, com destaque para maquete que reproduz afrescos e detalhes interiores. Os visitantes podem conferir desenhos, estudos e projetos de Michelangelo. A reprodução em larga escala do ateliê do artista é um dos destaques da seção, que apresenta gravuras gigantes das obras, cartas, manuscritos e documentos sobre o processo de desenvolvimento dos afrescos.

As réplicas das esculturas selecionadas contemplam diferentes fases da trajetória de Michelangelo. Entre elas está uma das suas primeiras peças, “Madonna da escada” (1491), que retrata a Virgem Maria sentada em uma escada segurando e cobrindo seu filho, enquanto ele dorme. “Centauromaquia” ou “A batalha dos centauros” remete à fase em que o artista começa a destacar a nudez como forma de representar a beleza. A réplica certificada de “Madonna de Bruges” (1501/1504), destaque no filme “Caçadores de obras-primas”, estrelado por George Clooney, também faz parte da exposição, assim como a “Pietà de Rondanini” (1552), conhecida como a última obra inacabada de Michelangelo.

Além da Capela e de toda experiência imersiva pela história e vida do italiano, nas últimas salas é possível ver de perto a reprodução em tamanho real da escultura de David, que, situada em Florença, é uma das obras mais visitadas no mundo. A peça original tem mais de 5 metros de altura (mesmo tamanho que poderá ser vista na exposição), foi feita em mármore branco e pesa cerca de 5 toneladas. Michelangelo tinha apenas 26 anos quando entregou a obra.

MICHELANGELO

Michelangelo Buonarroti (1475-1564) nasceu em Caprese, na região da Toscana, Itália, e faleceu em Roma. Renomado por suas contribuições à escultura, pintura e arquitetura durante o Renascimento, suas obras mais famosas incluem a estátua de "David", "Moisés", "Pietà" e os afrescos da Capela Sistina, com destaque para "A Criação de Adão" e o "Juízo Final." Como gostava de retratar o corpo humano em suas obras, também estudou anatomia e até dissecou cadáveres. Além de pintor e escultor, Michelangelo escrevia poemas. Foram mais de 300 ao longo da vida. Seu acervo, que abrange diversas disciplinas artísticas, está distribuído em importantes museus pelo mundo, como a Galleria dell'Accademia em Florença e no Vaticano.

CAPELA SISTINA

Uma das principais obras de Michelangelo foi a pintura dos afrescos do teto da Capela Sistina, no Vaticano, entre 1508 e 1512, trabalho encomendado pelo Papa Júlio II. Antes de iniciar o que se tornaria um dos grandes projetos de sua vida, o artista se debruçou por pelo menos um ano em estudos. Michelangelo fez inúmeros esboços para retratar com a fidelidade da sua visão e imaginação figuras divinas e humanas. Na abóbada (teto curvilíneo) da Capela Sistina, pintou as passagens da Bíblia a partir de nove histórias de Gênesis sobre a criação do Universo e do homem. A pintura é considerada uma das grandes obras da humanidade, não apenas pela complexidade, mas pela mistura humana, cultural, política e religiosa da época a partir do olhar de um dos mais renomados artistas do Renascimento.

SERVIÇO

Exposição “Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina”

RioMar Recife: Av. República do Líbano, 251, Pina – Recife

Em cartaz até 20 de outubro de 2024

No Piso L3 (o mesmo da praça de alimentação)

Classificação etária: livre

Menores de 12 anos devem estar acompanhados de responsável

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: